Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risoto ao Vinho Tinto com Cenoura e Maminha

Tabela Nutricional

Porção de 365g (1/2 porção) Valor energético 710kcal=2973kJ, VE-VD 36% Carboidratos 67g, C-VD 22% Proteínas 41g, P-VD 55,% Gorduras totais 24g, GT-VD 44% Gorduras saturadas 4g, GS-VD 17% Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 2g, FA-VD 9% Sódio 608mg, S-VD 25% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

710kcal=2973kJ

Essa é mais uma variação de risoto de dar água na boca! No seu preparo, o vinho branco foi substituído pelo vinho tinto, que além de ser uma perfeita harmonização com a maminha, deixa seu risoto com um toque mais aromático ao paladar. Experimente!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Descasque a cenoura e rale na parte grossa do ralador. Pique a salsinha finamente e reserve um raminho para decorar.

  2. Para fazer o caldo, em uma panela coloque 1 litro de água e a cenoura. Deixe ferver, em fogo médio. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar, ou se faltar, acrescente mais água.

  3. Tempere as iscas com sal e pimenta. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e sele a maminha rapidamente por 2 minutos, até que fiquem mal passadas no meio. Reserve.

  4. Em outra panela, aqueça um fio a manteiga em fogo médio e refogue a cebola por 1 minuto. Então adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que o vinho evapore.

  5. Acrescente o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que o caldo seque. Repetir esse processo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Adicione a carne e a salsinha e misture. Se preferir guarde uma parte das iscas para colocar por cima do risoto na montagem.

  6. Acrescente o queijo parmesão e não pare de mexer até que fique bem cremoso. Se achar necessário acerte o sal. Sirva o risoto em um prato e coloque o restante da carne selada por cima. Decore com o raminho de salsinha reservado.

Veja também

Carne Seca Refogada com Cevada e Ricota
Quibe Assado Recheado de Queijo Estepe e Saladinha de Pepino
Caldinho de Feijão na Cachaça com Bacon