Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 578g (1/2 porção) Valor energético 1005kcal= 4223KJ (51%VD); Carboidratos 121g (40%VD); Proteínas 58g (78%VD);Gorduras totais 37g (67%VD); Gorduras saturadas 15g (66%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 11g (43%VD); Sódio 1210mg (51%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

897kcal=3752kj

Uma receita deliciosamente romântica. O risoto cozido no vinho branco e caldo de legumes ganha um aroma sutil, que contrasta com a personalidade do medalhão de filé mignon. Por fim, o azedinho do limão e o doce do mel de damasco se encontram no seu paladar para uma última dança.

Alessandra Marcossem

Chef Alessandra Marcossem

Cheftime

Formada inicialmente em Arquitetura e Urbanismo, Alessandra resolveu mudar de carreira durante um intercâmbio na Irlanda. Estudou culinária na Itália e voltando ao Brasil se formou pelo ICIF no sul do país. Passou por casas como Alessandro & Frederico, Entretapas do chef Jan Santos e participou de grandes eventos no Rio de Janeiro. Em São Paulo atuou no Buffet Charlô que abriu portas para o projeto Cheftime.

Passo a Passo

  1. Coloque o caldo de legumes e 800 ml de água em uma panela e deixe ferver em fogo médio. Retire as raspas do limão e extraia o suco. Desfolhe o manjericão, reservando um raminho para a decoração.

  2. Em uma panela, aqueça metade da manteiga em fogo médio e refogue a cebola por 1 minuto. Adicione o arroz e misture bem por mais 1 minuto. Acrescente o vinho branco e mexa até que evapore. Coloque o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do arroz. Caso seja necessário, adicione mais água.

  3. A partir desse momento, não pare de mexer para que o arroz solte amido e fique bem cremoso. Quando secar, acrescente mais uma concha e siga esse processo até que o arroz fique al dente. Acrescente o suco do limão e o queijo meia cura ralado e mexa até derreter. Se necessário, acrescente mais uma concha do caldo para ajudar nesse processo. Acerte o sal, apague o fogo e reserve na própria panela, para que não esfrie.

  4. Tempere os filés com o sal e a pimenta a gosto. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo alto e sele os filés por aproximadamente 2 minutos cada lado. O ponto do mignon é vermelho no interior, mas se preferir, deixe um pouco mais para adequar ao seu paladar. Reserve em um prato.

  5. Na mesma frigideira, em fogo médio, acrescente 50 ml de água para deglacear, raspando o fundo com uma espátula para soltar os sabores. Acrescente o mel de damasco e misture por aproximadamente 2 minutos, ou até esquentar.

  6. Para finalizar o risoto: experimente, acerte o sal e adicione as raspas de limão, as folhas de manjericão e o restante da manteiga. Misture bem e sirva em um prato. Decore com o raminho de manjericão reservado, disponha os filés ao lado e regue a carne com o mel de damasco.

Veja também

Picanha Suína com Crosta de Ervas e Legumes Assados
Arroz Selvagem com Ovos e Gruyère
Pizza Proteica de Atum com Massa de Quinoa e Grão de Bico