Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 127g (1/8 porção) Valor energético 244kcal=1020kj (12%VD); Carboidratos 17.18 (6%VD); Proteínas 11.05 (15%VD);Gorduras totais 14.29 (26%VD); Gorduras saturadas 1.1 (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.5 (6%VD); Sódio 677.33 (28.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

974kcal=4077kj

O risoni é uma massa pouco conhecida, mas muito saborosa e refinada. Nesta receita, ela é preparada como se fosse um risoto. Seu sabor apurado ganha realce com as alcachofras e o queijo feta. O azeite de ervas dá um toque aromático e, por sua vez, o filé de Saint Peter complementa o prato, deixando-o leve e equilibrado.

Assine Agora
Paulo Turziani

Chef Paulo Turziani

Barilla

Passo a Passo

  1. Em uma panela, coloque o caldo de legumes com 800 ml de água e deixe ferver em fogo alto. Corte os fundos de alcachofra em cubos pequenos e os tomates cereja ao meio. Rale o queijo feta na parte grossa de um ralador ou se preferir, corte-o em cubinhos.

  2. Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo médio e adicione os cubos da alcachofra. Deixe dourar por aproximadamente 4 minutos, virando os lados de vez em quando, até que fiquem bem corados. Em seguida, acrescente o alho e refogue por 30 segundos, ou até dourar. Coloque o risoni e misture bem.

  3. Adicione o caldo de legumes aos poucos, 1 concha de cada vez. Continue mexendo constantemente até o caldo secar e então repita a operação consecutivamente até o risoni ficar al dente, ou de acordo com seu paladar. Isso pode levar aproximadamente 10 minutos.

  4. Quando o risoni estiver al dente, adicione o queijo, as azeitonas e incorpore-os para que a mistura fique homogênea e cremosa. Ao final, acrescente os tomates cereja e misture cuidadosamente para não estourarem. Prove e tempere com 2 g de sal. Reserve na própria panela para manter aquecido.

  5. Tempere os filés dos 2 lados com 4 g de sal e metade da pimenta do reino. Aqueça uma frigideira em fogo médio com 2 colheres (sopa) do azeite. Adicione os filés e grelhe-os por aproximadamente 3 minutos de cada lado ou até que fiquem dourados. Dica: não mexa no peixe enquanto estiver selando. Apenas vire-o quando estiver descolando da frigideira. Assim, evita que fiquem despedaçados.

  6. Desfolhe e pique finamente o manjericão e o tomilho e misture com o restante do azeite. Regue um fio do azeite de ervas no risoni e sirva em um prato com o filé de saint peter ao lado. Use o restante do azeite de ervas de acordo com o seu paladar, tanto no risoni quanto no peixe, como preferir.

Veja também

Truta com Arroz Integral e Salada de Mix de Ervas
Canelone de Abobrinha Recheado de Ricota e Tomate Seco ao Molho Pomodoro
Tortilla Espanhola com Jamón e Mix de Salada