Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 374,5g (1/2 porção) Valor energético 1063kcal=4447kJ, %VD 0,53 Carboidratos 170g, %VD 0,57 Proteínas 34g, %VD 0,46 Gorduras totais 27g, %VD 0,49 Gorduras saturadas 2g, %VD 0,08 Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 8g, %VD 0,31 Sódio 1225mg, %VD 0,51. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

35

Calorias

1063kcal=4447kJ

Que tal uma deliciosa receita de ravioli vermelho (de beterraba) com recheio de queijo brie, mel e nozes crocantes? Para complementar o sabor dessa deliciosa massa, o Chef Cássio Prados elaborou uma releitura do molho zabaione de queijo parmesão, ou seja, uma fusão entre o clássico e o contemporâneo. Experimente!

Assine Agora
Cássio Prados

Chef Cássio Prados

Personal Chef

Cássio Prados gastrônomo, atua no mercado de trabalho cerca de 20 anos, com uma vasta experiência em diversas cozinhas. Recentemente, foi premiado como o melhor Chef de SP no quesito inovação: Premio Nacional Dolmã. Atualmente o chef realiza diversos tipos de eventos temáticos sociais e corporativos como evento às escuras, às alturas e dentre outros. Além disso, Cássio Prados participa e diversos programas de comunicação como rádio, televisão e revistas da área.

Passo a Passo

  1. Para começar, prepare o mise en place, ou seja, sua área de trabalho. Pegue o limão siciliano e retire parte do zest (a parte externa da casca - somente a parte amarela), se preferir, use um descascador de legumes pressionando levemente. Em seguida, corte as casquinhas finamente e reserve-as. Depois, corte o limão ao meio e retire o suco. Se preferir, use uma peneira para separar as sementes do líquido e descarte-as. Ao final, retire os raviólis da embalagem e separe-os num prato raso ou recipiente.

  2. Coloque ma panela grande com 2/3 de água em fogo médio e espere ferver, para cozinhar a massa. Em uma panela pequena, adicione água até a metade e coloque-a em fogo alto para esquentar. Enquanto isso, dissolva a gema em pó com 50 ml de água fria, dentro de um bowl médio e, misture bem com auxílio de um garfo, até ficar homogêneo. Adicione o vinho riesling e o açúcar mascavo, aos poucos, mexendo sempre com uma espátula de silicone até dissolver. Adicione também aos poucos 1/3 do suco de limão siciliano. Misture bem e reserve. O restante do suco de limão, guarde, ou use como preferir.

  3. Quando a água da panela pequena borbulhar, coloque o fogo no mínimo, para começar a fazer o molho. Então, coloque o bowl sobre a panela, sem deixar encostar o fundo na água. Com uma espátula ou fouet, comece a misturar, como se estivesse batendo um omelete. O molho começará a cozinhar no vapor da panela e engrossar. O ponto deve ser de napê, ou seja, levemente espesso. Para verificar, molhe a colher no molho e passe o dedo no meio dela, se os dois lados do molho mantiverem separados, será o ponto certo. Caso contrário, bata mais um pouco. No total será de 4 a 5 minutos. Levante a panela às vezes, para liberar o excesso de vapor, para que seu molho não fique talhado.

  4. Para finalizar o molho, adicione 2/3 do queijo parmesão ralado, 1 g de sal e uma pitada de pimenta preta moída (uma pequena parte da pimenta preta moída enviada). Misture por cerca de 1 minuto e reserve o molho, deixando-o apoiado sobre a própria panela no vapor, com o fogo desligado. Nos passos seguintes, lembre de mexer de vez em quando esse molho para não talhar.

  5. Se a água da panela grande estiver borbulhando, aumente o fogo e coloque 6 g de sal. Em seguida, adicione os raviólis vermelhos e deixe-os cozinhar rapidamente, por cerca de 2 a 3 minutos (se passar muito o tempo a massa poderá desmanchar ou ficará demasiadamente mole). Desligue o fogo e, com uma escumadeira, transfira os raviólis para um prato fundo. Colocando cinco em forma de um círculo e um ao centro.

  6. Antes de servir, bata o molho de zabaione mais um pouco. Se achar necessário, adicione 2 ou 3 colheres de sopa de água quente da própria panela. Com uma colher, coloque-o sobre a massa, lembrando que o vermelho do ravióli deve sempre aparecer no prato. Por cima, finalize com o restante do queijo parmesão ralado, a farinha de amêndoas de acordo com seu paladar, e parte dos zestes (raspas) de limão siciliano. Decore com o broto de beterraba e ao centro finalize com a flor de campo. Sirva imediatamente e bom apetite nesta refeição tão especial!

Veja também

Mignon Suíno com Pêssego, Echalotes e Purê de Ervilha
Polpetone ao Molho Pomodoro e Polenta Cremosa
Bifum Asiático com Iscas de Mignon