Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 422,5g (1/4 porção) Valor energético 144kcal=601kj (7%VD); Carboidratos 22g (7%VD); Proteínas 9g (13%VD);Gorduras totais 3g (5%VD); Gorduras saturadas g (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 5g (20%VD); Sódio 72mg (3%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

288kcal=1203kj

Ratatouille é uma receita francesa. O nome significa "picar", mas podemos traduzir como ragu grosseiro, que tem como os ingredientes o tomate e a berinjela. Porém, a receita foi sendo adaptada de acordo com o gosto de cada um. Nessa versão, os legumes são laminados e sobrepostos em fileiras, dando um formato charmoso.

Assine Agora

Chef Leve / Veggie

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Descasque a cebola e corte em finas rodelas de 2 mm. Retire o topo do pimentão e depois retire as semente de dentro, sem abrir o pimentão. A seguir, corte-o em finas rodelas de 2 mm. Corte o tomate, a abobrinha e a berinjela em finas rodelas de 2 mm. Descasque o alho e pique em cubinhos.

  2. Para montar o ratatouille, você vai precisar de um refratário pequeno. Coloque o tomate sem pele no fundo e, com ajuda de um garfo, amasse-os até que que fiquem despedaçados. Adicione o alho picado, um fio de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e misture.

  3. Acomode os legumes em rodelas sobre o molho de tomate, intercalando-os em fileiras, dando toda a volta no refratário. Dica: deixe-os bem compactos para que não saiam do lugar, pois no cozimento eles podem diminuir de tamanho, não dando o efeito dominó. Regue um fio de azeite e tempere com sal. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até que eles fiquem macios.

  4. Para fazer o azeite de ervas, use um liquidificador ou mixer. Desfolhe o tomilho, a salsinha e o manjericão e adicione cerca de 50 ml de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata em potência máxima até ficar homogêneo.

  5. Corte o alho poró em tirinhas bem fininhas, o máximo que conseguir. Em uma frigideira, aqueça cerca de 50 ml de óleo em fogo baixo. Coloque os fios de alho poró aos poucos e frite até que fiquem levemente dourados.

  6. Sirva o ratatouille em um prato, regue o azeite de ervas, disponha o chips de alho poró por cima e o creme de ricota ao lado, ou como preferir.

Veja também

Risoto à Piemontese com Frango ao Orégano
Hambúrguer de Falafel ao Molho Tahine
Tapioca Light de Minas e Peito de Peru