Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 121g (1/8 porção) Valor energético 59kcal=248kj (3%VD); Carboidratos 5.99 (2%VD); Proteínas 7.4 (10%VD);Gorduras totais 0.93 (2%VD); Gorduras saturadas 0 (0%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.83 (7%VD); Sódio 0.75 (0%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

237kcal=990kj

Ratatouille é uma receita francesa da região de Provença. O nome significa "picar". Com o decorrer do tempo, a receita foi sendo adaptada de acordo com o gosto de cada um. Nessa versão, os frutos do mar agregaram um sabor marcante, ressaltado com o azeite de ervas picante. Experimente!

Assine Agora

Chef Leve / Low Carb

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Corte o pimentão e a pimenta dedo-de-moça ao meio. A seguir, retire as sementes e corte em cubos pequenos. Descasque o alho. Corte a berinjela e a abobrinha em cubos pequenos. Dica: o ideal é que os legumes fiquem todos do mesmo tamanho, exceto a pimenta, que deve ser bem picada.

  2. Em uma assadeira, coloque a berinjela, a abobrinha, o pimentão e regue um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e asse por aproximadamente 15 minutos, ou até que os legumes fiquem al dentes.

  3. Para fazer o molho, desfolhe o alecrim, o tomilho e a salsinha. Adicione o alho, a pimenta, cerca de 50 ml de azeite, tempere com sal e bata em um liquidificador ou mixer até ficar homogêneo, se preferir apenas pique todos os ingredientes finamente e adicione ao azeite. Dica: a quantidade da pimenta fica a seu critério. Caso prefira menos picância, coloque aos poucos para adequar ao seu paladar.

  4. Corte os tentáculos de calamares em pedaços menores de 2 ou 3 cm. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto, sele os tentáculos, a lula e os mexilhões por aproximadamente 2 minutos, ou até que o fundo da frigideira fique sequinho. Tempere com sal e pimenta a gosto.

  5. Adicione os legumes junto aos frutos do mar e misture rapidamente para incorporar todos os ingredientes. Para montar o ratatouille, você pode usar uma xícara ou um recipiente médio redondo, colocando dentro e depois desenformado sobre o prato para dar o formato da foto. Regue o azeite por cima e em volta do prato. Outra dica é fazer um aro com papel alumínio, dobrando-o várias vezes até formar uma tira de 10 cm. Depois, basta prender as pontas com um clips, dando o formato redondo.

Veja também

Couve-Flor Tostada ao Zaatar e Arroz Vermelho com Creme de Ricota e Castanhas
Bacalhau à Brás com Mini Batatinhas Assadas
Lámen Vegetariano de Shitake, Tofu e Acelga