Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 182g (1/8 porção) Valor energético 296kcal=1239kj (15%VD); Carboidratos 14.65 (5%VD); Proteínas 14.02 (19%VD);Gorduras totais 18.8 (34%VD); Gorduras saturadas 1.88 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.22 (1%VD); Sódio 1074.79 (45%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

1184kcal=4953kj

A receita foi elaborada com ingredientes oriundos da antiga terra da civilização etrusca, a região da Toscana. Nessa região, comer bem é uma obrigação. Vivencie essa cultura e experimente a polenta rústica cremosa com o ragu de linguiça toscana puxado no vinho Chianti, um clássico da região e conhecido mundialmente como best seller dos vinhos. Para aderir textura e crocância ao prato, coloca-se um crispy de queijo parmesão. Salute!

Assine Agora
Priscila Urbano

Chef Priscila Urbano

Cheftime

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Gastronomia pelo SENAC e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Estagiou no restaurante clássico francês La Casserole, em 2012, e no contemporâneo DOM, do renomado chef Alex Atala, em 2013. Trabalhou no mesmo ano no Due Cuocchi, com o Chef italiano Giampiero Giuliani e, em seguida, com o Chef estrelado Akrame Benallal. Especializou-se na cozinha andina, onde cursou Le Cordon Bleu Peru. Atualmente assina uma coluna sobre cultura gastronômica na Revista Sociedade da Mesa e atua na empresa Cheftime.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Em uma panela, coloque o caldo de legumes, adicione 500 ml de água e deixe ferver em fogo médio. Corte os tomates sem pele em pedaços médios e reserve. Retire a pele da linguiça toscana e despedace seu miolo com as pontas dos dedos. Desfolhe o tomilho e separe um pequeno ramo para a decoração do prato. Corte a salsinha finamente.

  2. Para fazer o crispy de queijo, polvilhe metade do parmesão em uma assadeira, formando dois círculos com uma fina camada. Leve ao forno e asse por 10 minutos, ou até que o queijo dê uma leve douradinha na superfície. Cheque sempre o forno para que não queime. Dica: assim que tirar do forno ele pode ainda não estar crocante, pois a textura só se forma depois que esfria.

  3. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 30 segundos. Adicione a linguiça e deixe dourar por 3 ou 4 minutos. Despeje o vinho Chianti, raspe o fundo da frigideira para deglacear, extraindo todo o sabor, e deixe reduzir por 2 minutos. Acrescente a pimenta calabresa (aos poucos para adequar ao seu paladar), metade da salsinha, o tomate sem pele e 100 ml de água. Com um garfo, amasse os pedaços maiores, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Lembre-se de mexer de vez em quando com uma espátula, para impedir que grude no fundo da frigideira.

  4. Dilua a polentina em 200 ml de água. Quando a água atingir fervura na panela, despeje a polentina aos poucos e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos, mexendo sempre com auxílio de um fouet ou espátula, para não empelotar. A textura da polenta tem que ficar bem cremosa e grossa, quase como um purê. Quando chegar nesse ponto, adicione o restante do queijo ralado e misture até derreter. Ao final, coloque a manteiga e tempere com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar.

  5. Dilua a polentina em 200 ml de água. Quando a água atingir fervura na panela, despeje a polentina aos poucos e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos, mexendo sempre com auxílio de um fouet ou espátula, para não empelotar. A textura da polenta tem que ficar bem cremosa e grossa, quase como um purê. Quando chegar nesse ponto, adicione o restante do queijo ralado e misture até derreter. Ao final, coloque a manteiga e tempere com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar.

  6. Depois que o crispy de parmesão estiver frio, quebre-o em pedaços irregulares para espetar na polenta ao final do prato. Para montar, distribua a polenta rústica no centro do prato, despeje o ragu de linguiça toscana por cima e os crispys de queijo parmesão ao redor. Decore com o ramo de tomilho separado e a outra parte da salsinha picada. Bom apetite!

Veja também

Purê de Mandioquinha com Mignon Suíno ao Molho de Vinho Tinto
Steak Au Poivre com Mini Batatinhas Assadas
Creme de Queijos