Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 456,25g (1/4 porção) Valor energético 861kcal=3604kJ (43%VD); Carboidratos 71g (24%VD); Proteínas 19g (25%VD); 57g (104%VD); Gorduras saturadas 9g (40%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 6g (25%VD); Sódio 777mg (32%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

861kcal=3604kJ

O ratatouille é uma iguaria do sul da França, e também é chamado de legumes do sol. Com base em uma animação marcante para os amantes da gastronomia, a Chef francesa Capuccine Marie Bechê criou uma fusão entre a receita de quiche e ratatouille. Acompanha bouquet de folhas com vinagrete de dijon. Confira!

Assine Agora
Capucine Marie Bêche

Chef Capucine Marie Bêche

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Corte a abobrinha, o tomate e a berinjela em cubos de aproximadamente 1 cm. Em uma frigideira ou panela, aqueça um fio de azeite (10 ml) em fogo médio e refogue a cebola por cerca de 1 minuto, ou até que fiquem murchas. Adicione o pimentão amarelo, metade do tomate e misture bem até murchar, por cerca de 2 a 4 minutos. Reserve em um recipiente.

  2. Na mesma frigideira, aqueça um fio de azeite (10 ml), em fogo alto e refogue o alho, a berinjela, o restante do tomate e a abobrinha, por 3 minutos, misturando sempre. Volte o refogado de pimentão (reservado), à frigideira e misture bem com os outros legumes. Adicione o tomilho e o louro, misturando por mais 1 minuto. Tempere com 5 gr de sal e desligue o fogo, reservando na frigideira enquanto faz a massa da quiche.

  3. Agora vamos preparar a massa. Em um bowl ou vasilha, adicione a farinha e 2 gr de sal. Coloque a manteiga e misture com as mãos até formar uma mistura homogênea. Adicione cerca de 50 ml de água, aos poucos. A massa deve ficar lisa, firme e homogênea. Se tiver necessidade, coloque mais água para dar o ponto à sua massa, 10 ml de cada vez. Em seguida, abra a massa com um rolo de macarrão, e coloque em uma assadeira redonda grande (ou em múltiplas pequenas assadeiras, conforme for mais conveniente). Se tiver assadeira de fundo removível, melhor. Após abrir a massa na(s) assadeira(s), retire o excesso com uma faca.

  4. Em um outro bowl ou recipiente grande, coloque o creme de leite. Quebre os ovos e adicione-os. Ajuste o sabor com 3 gr de e sal e misture bem. Em seguida, adicione 1/2 do ratatouille sobre a massa aberta na assadeira, e a outra metade à mistura de creme de leite com ovos. Despeje essa mistura sobre a massa, até completar a altura da assadeira, e polvilhe o queijo ralado por cima da quiche. Leve ao forno e deixe asse por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Desligue o fogo e reserve.

  5. Antes de servir, prepare o molho em uma vasilha pequena, adicionando a mostarda dijon com o restante do azeite e misturando bem. Coloque o bouquet de salada em uma vasilha de servir, ou ao lado do pedaço de quiche, montado no prato. Regue a saladinha com o molho de dijon e bom apetite!

Veja também

Isca de Linguado em Crosta de Coco com Legumes
Tapioca de Abóbora com Carne Seca
Ovo Poché com Espinafre na Baguete com Molho Mostarda