Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Purê de Mandioquinha com Mignon Suíno ao Molho de Vinho Tinto

Tabela Nutricional

Porção de 549g (1/2 porção) Valor energético 550kcal=2301kJ, VE-VD 27% Carboidratos 47g, C-VD 16% Proteínas 44g, P-VD 59% Gorduras totais 15g, GT-VD 28,% Gorduras saturadas 2g, GS-VD 9% Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 4g, FA-VD 16% Sódio 1189mg, S-VD 50% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

550kcal=2301kJ

O mignon suíno é uma proteína magra e super saudável que vem conquistando paladares com sua textura macia e suculenta. E como é de praxe, essa carne casa muito bem com acompanhamentos doces. Nada melhor que um molho de vinho agridoce e o purê de mandioquinha para harmonizar. Confira!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Descasque e corte a mandioquinha em cubos grosseiros. Coloque em uma panela com tampa e cubra com 3 dedos acima de água. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem macias.

  2. Tempere o mignon com sal e pimenta a gosto e desfolhe o alecrim por cima. Em uma frigideira em fogo bem alto, sele o mignon por 2 minutos, apenas até dourar e, vire de lado na metade do tempo. A seguir, coloque-o em uma assadeira e asse por 20 minutos, ou até atingir o ponto desejado.

  3. Dissolva o amido em 150 ml de água e reserve. Na mesma frigideira do mignon, em fogo médio, coloque o vinho, o caldo de carne e misture bem com um fouet ou colher até dissolver. Acrescente o amido dissolvido e continue misturando para não empelotar, por aproximadamente 1 minuto., ou até que o molho engrosse.

  4. Escorra e guarde cerca de 2 conchas da água do cozimento da mandioquinha. Faça um purê amassando a mandioquinha com um espremedor ou com um garfo, coloque um pouco da água do cozimento, aos poucos até ficar cremoso. Adicione um fio de azeite, tempere com sal e pimenta e misture até esquentar em fogo baixo.

  5. Transfira o mignon para uma tábua e corte em fatias finas. Sirva a mandioquinha em um prato e coloque o o mignon ao lado. Regue com o molho de vinho tinto por cima.

Veja também

Empadão de Frango com Milho
Salada de Carne Seca com Feijão Branco e Alho-poró
Frango com Creme de Milho, Arroz e Batata Palha