Receba receitas e promoções exclusivas

Me inscrever

Pintado em azeite de capim limão, com salada de tomates tostados e aspargos

Tabela Nutricional

Porção de 480g (1/2 porção) Valor energético 566kcal=2377KJ, VE-VD 0,28 Carboidratos 9g, C-VD 0,03 Proteínas 42g, P-VD 0,56 Gorduras totais 39g, GT-VD 0,71 Gorduras saturadas 7g, GS-VD 0,32 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 3g, FA-VD 0,12 Sódio 1496mg, S-VD 0,62. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

566kcal=2377KJ

Peixe muito utilizado na culinária brasileira e regado com azeite de capim-limão. Uma maneira diferente de transformar o tradicional azeite de oliva em um condimento aromático e diferenciado. Outra curiosidade apresentada é a preparação dos acompanhamentos. O tomate ao ser aquecido em alta temperatura, criará uma superfície de caramelo com o próprio açúcar da fruta, produzindo uma harmonização incrível quando complementado com o sabor requintado dos aspargos.

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Michel Pessoa

Chef Michel Pessoa

Restaurante Cha Cha

Michel Pessoa, formado em marketing se aventurou pela primeira vez na cozinha durante um intercâmbio, no seu retorno ao Brasil trabalhou com os chefs catalões Chavier e Sergio Torres. Atua na área a quase uma década e hoje é o responsável pelo restaurante Cha Cha, uma das casas de Charlô Whately.

Passo a Passo

  1. Pré aqueça o forno à 180 graus. Aqueça uma panela com água e 2 g de sal até abrir fervura. Tire o olho dos tomates e corte-os em 4 partes, descasque os aspargos e corte o talo retirando a parte fibrosa (o melhor jeito de achar o ponto certo é dobrar o caule, bem perto da base: a parte dura se quebra sozinha) e pique a salsinha finamente. Tempere os filés com 2 g de sal, metade da pimenta preta e reserve.

  2. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio com 2/3 do azeite e o capim limão até o ponto de fervura. Retire do fogo, passe para um bowl e reserve. Volte a mesma frigideira para o fogo e aumente para chama alta, quando estiver bem quente (fumaçando) adicione um fio de azeite e disponha os tomates, tempere com 2 g de sal e o restante da pimenta e vire até tostar bem todas as faces. Retire-os da frigideira e reserve para esfriar.

  3. Limpe a frigideira, volte ao fogo e abaixe para chama média. Adicione o restante do azeite, a pimenta dedo de moça (2 de 10 na classificação de grau de picância), deixe por um minuto e então adicione o alho, espere mais um minuto e finalize com a salsa picada (reserve uma parte para finalizar o prato). Despeje esta mistura em um bowl e reserve. Na panela de água fervente, adicione os aspargos e deixe-os por aproximadamente 10 segundos. Retire e passe-os diretamente para o bowl com água e gelo para parar a cocção.

  4. Volte a mesma frigideira ao fogo e aumente para chama alta, quando estiver bem quente, adicione metade do azeite aromatizado e grelhe o primeiro lado do peixe por 2,5 minutos ou até que fique dourado (comece dourando com a parte que será servida para cima, neste caso o lado que não tem a mancha). Após dourar a primeira face, vire e deixe grelhar por mais um minuto e reserve.

  5. Corte os aspargos em 3 partes e adicione no bowl que contem os temperos. Adicione também neste mesmo bowl os tomates e mexa delicadamente para incorporar os sabores. Experimente e se julgar necessário adicione mais sal para adequar ao seu paladar. Seguindo a dica do chef, este é um bom momento para abrir um vinho.

  6. Em uma assadeira antiaderente leve os filés de pintado ao forno pré aquecido para finalizar a cocção. Regue com um fio do azeite de capim limão e deixe por 5 minutos. Cheque se está adequado ao seu paladar, se julgar necessário, volte por mais um ou dois minutos. Monte o prato com o pintado, a salada de tomates tostados com aspargos, finalize com a salsinha picada e sirva com o restante do azeite de capim limão ao lado do prato.

Esta receita combina com

Vinho
TRIBUTO A NORCELO BRANCO

Aromas de frutas tropicais, lembrando abacaxi, lichia e notas florais delicadas e muito agradáveis. Enogastronomia: entradas frias, saladas de folhas verdes ou comida tailandesa.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Papillote de Tilápia com Legumes e Arroz Integral
Iscas de Carne Chinesa com Legumes Crocantes e Arroz
Crepe de Espinafre recheado de Frango ao Molho Laranja