Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 226g (1/6 porção) Valor energético 310kcal=1296kj (15%VD); Carboidratos 31.7 (11%VD); Proteínas 17.9 (24%VD);Gorduras totais 13.57 (25%VD); Gorduras saturadas 1.19 (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.72 (11%VD); Sódio 615.43 (26%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

929kcal=3886kj

Atenção senhores passageiros, dentro de instantes faremos uma bela viagem pelas gostosuras da gastronomia de nosso país. E a referência em culinária brasileira, Janaína Barrozo, elaborou a mais deliciosa receita: Pintado grelhado com farofinha crocante de banana da terra e castanha de caju e vinagrete de maxixe!

Assine Agora
Janaína Barrozo

Chef Janaína Barrozo

Cozinha Sob Pressão - 2016

Janaína Batista Barrozo de Oliveira é residente de Belo Horizonte e recentemente participou do reality show do SBT, Hell’s Kitchen - Cozinha sob Pressão 2016. Formada em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá - BH e em Técnico em Alimentação e Nutrição pela Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, IFMG. Passou por cozinhas renomadas de Belo Horizonte. Em 2014, esteve na França, e atuou em alguns restaurantes. Atua também como Chef Consultora e Personal Chef realizando jantares harmonizados e aulas particulares.Além disso, hoje atua como chef no restaurante Cabernet Butiquim em BH.

Passo a Passo

  1. Corte o tomate em 4 pedaços e descarte as sementes. Depois, corte-o em cubos pequenos de 1 cm. Corte 1 maxixe em cubos pequenos de 1 cm e separe o outro para decoração. Extraia o suco do limão. Com a ponta dos dedos, desfolhe grosseiramente o coentro e separe dois raminhos para a decoração.

  2. Para preparar o vinagrete, em um recipiente coloque 1/2 da cebola roxa, o tomate sem semente, o maxixe em cubos, 1/2 do azeite e o suco de limão. Misture bem, tempere com 2 g de sal e reserve.

  3. Corte apenas 1 banana ao meio no sentido do comprimento, com a casca. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Depois de bem quente, coloque as bananas com a parte da polpa voltada para baixo, deixe grelhar por 2 minutos e depois vire para grelhar a casca por mais 2 minutos, ou até dourar. DICA: não há necessidade de colocar óleo na frigideira, pois o próprio açúcar da banana irá caramelizá-la. Retire-as da frigideira e reserve.

  4. Descasque a outra banana e corte em cubos de 1 cm. Na mesma frigideira, coloque o bacon e deixe-o grelhar de 2 minutos ou até ficar dourado. Em seguida, coloque o restante da cebola e o alho e refogue por mais 30 segundos. Adicione a banana em cubos junto com a manteiga e doure de 1 a 2 minutos. Em seguida, coloque o fogo no mínimo e adicione a farinha panko, sempre mexendo delicadamente até ficar crocante e dourada. Para finalizar, adicione a castanha de caju triturada e o coentro picado grosseiramente. Ajuste o sabor com 3 g de sal ou de acordo com seu paladar.

  5. Tempere o peixe com 3 g de sal. Em fogo alto, aqueça uma frigideira em fogo médio com o restante do azeite e sele os filés por aproximadamente 3 a 4 minutos, sem mexer, até dourar. Em seguida, vire de lado e tampe a frigideira, deixando por mais 3 minutos em fogo baixo. Esse é um bom momento para abrir um vinho. Desligue o fogo e reserve.

  6. Corte o outro maxixe em finas fatias. Montagem do prato: coloque a farofa de banana da terra ao centro, a posta de filé por cima e o vinagrete de maxixe sobre o peixe. Disponha a banana grelhada e o maxixe fatiado ao lado. Decore com o ramo de coentro reservado e a pimenta biquinho.

Veja também

Lasanha de Berinjela com Batata ao Molho Bolognesa
Baião de Dois Vegetariano com Queijo Coalho Tostado
Frango ao Perfume de Sálvia com Cevada Salteada e Shimeji