Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 195g (1/8 porção) Valor energético 224kcal=938kj (11%VD); Carboidratos 15.25 (5%VD); Proteínas 14.95 (20%VD);Gorduras totais 11.42 (21%VD); Gorduras saturadas 1.13 (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.57 (6%VD); Sódio 64 (3%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

897kcal=3752kj

Schweinebraten que significa "porco assado", é uma receita típica alemã, onde a proteína recebe diversas especiarias e temperos. Ao lado, o rotkohl, um acompanhamento agridoce preparado com maçãs, vinagre, açúcar, cravo ou canela e que faz a harmonização com a picanha suína e as batatas com páprica.

Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Faça furos com um garfo na batata e coloque para cozinhar em uma panela e com 2 dedos acima de água por aproximadamente 20 minutos ou até estarem macias. Corte o repolho em fatias finas. Corte a maçã em tirinhas finas.

  2. Faça o rotkohl. Em uma panela, aqueça 1/4 do azeite em fogo médio e refogue o repolho e a maçã, por 3 minutos, mexendo até que fiquem murchos. Adicione o açúcar, o vinagre, 2 g de sal, o cravo e o zimbro. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por 10 minutos.

  3. Tempere a picanha suína com 2 g de sal, passe a mostarda dijon e salpique metade do mix de temperos em pó em todos os lados da carnes (menos na parte da gordura). Em uma frigideira, aqueça 1/4 do azeite e coloque a picanha, primeiramente com a gordura para baixo, selando por 5 minutos em fogo baixo e com a frigideira tampada. Em seguida, vire de lado e sele mais 2, até dourar. Coloque a picanha em uma assadeira, com a gordura virada para baixo e leve ao forno para assar por 15 minutos.

  4. Na mesma frigideira que selou a picanha, retire pelo menos a metade da gordura que ficou no fundo (e descarte). Em fogo médio, adicione o caldo de legumes, o restante do mix de temperos em pó e deixe reduzir quase que por completo. Ou até que o molho fique um pouco espesso, em seguida, prove e acerte o sal se achar necessário.

  5. Escora a água da batata e com cuidado, descasque-a, ou se preferir sirva com a casca mesmo. Com um papel ou pano limpo, pressione o centro da batata com a palma da mão, até ficarem despedaçadas. Em seguida, tempere-as com 2 g de sal, ou a gosto e, polvilhe a páprica doce, a erva doce e o restante do azeite por cima. Retire a picanha do forno e corte-a em finas fatias. Sirva a batata despedaçada em um prato, coloque o rotkohl de um lado, a picanha fatiada do outro e regue com o molho por cima da carne antes de servir.

Veja também

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa
Torta Halloween de Frango com Abóbora
Contrafilé Grelhado com Cará e Tomate Salteado e Salada Verde