Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 291g (1/8 porção) Valor energético 271kcal=1133kj (14.%VD); Carboidratos 32.85 (11%VD); Proteínas 15.53 (21%VD);Gorduras totais 9.52 (17%VD); Gorduras saturadas 3.6 (16%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 3.09 (12%VD); Sódio 299.47 (12%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

1082kcal=4531kj

O chutney é um molho agridoce a base de frutas, especiarias e pimenta que tem origem indiana. Funciona muito bem com diversas carnes, principalmente com cortes suínos. Nesta receita, o chutney de maca verde ficou incrível acompanhando a picanha suína grelhada.

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e corte-as em bubos grosseiros de 3 cm aproximadamente. Em seguida, coloque-as em uma panela média e cubra com 2 dedos acima de água.Leve para cozinhar em fogo alto por aproximadamente 15 a 20 minutos. Até que fiquem al dentes. DICA: cuidado par anão deixá-las muito macias, pois ainda será refogada no passo 6.

  2. Coloque os tomatinhos em recipiente e desfolhe os raminhos de tomilho por cima, puxando pelo cabo debaixo para cima. Regue com metade do azeite e tempere com 2 sachês de sal. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até que fiquem levemente murchos.

  3. Corte a maça verde em cubos pequenos de aproximadamente 2 cm, descartando o miolo e sementes. Em uma panela pequena, derreta 1 un da manteiga e refogue a cebola roxa por 1 minuto. Adicione o vinagre de maça, o açúcar mascavo, a mostarda, a maça verde e a pimenta dedo-de-moça (aos poucos para adequar ao seu paladar). Acrescente 100 ml de água e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, até que o caldo reduza quase por inteiro e fique com textura levemente caramelizada. Mexa de vez em quando para não grudar. Ao final, adicione 1 un da manteiga e misture rapidamente para dar brilho.

  4. Tempere os filés da picanha com 4 sachês de sal dos 2 lados. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto. Sele os filés por aproximadamente 6 minutos, virando-os de lado na metade do tempo, ou até que fiquem bem dourados. DICA: tampe a frigideira neste processo para cozinhar mais rápido.

  5. Pique a salsinha finamente e reserve. Escorra a água das batatas em uma peneira. Na mesma panela, derreta 2 un da manteiga em fogo alto e coloque as batatas de volta. Adicione a páprica e tempere com 4 sachês de sal e refogue até que elas fiquem bem douradinhas, por aproximadamente 3 minutos. Ao final, salpique a salsinha picada e misture.

  6. Para montar, coloque a batata souté no prato fazendo uma cama. Coloque o filé de picanha por cima das batatas e o chutney de maça sobre a picanha. Disponha os tomates assados ao lado e sirva a seguir.

Veja também

Coxinha Oriental com Gengibre e Arroz Basmati
Bifum Japonês com Frango ao Perfume de Gergelim
Escalope de Maminha ao Molho Mostarda e Hortelã