Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 159g (1/8 porção) Valor energético 199kcal=833kj (10%VD); Carboidratos 16.96 (6%VD); Proteínas 12.87 (17%VD);Gorduras totais 9.2 (17%VD); Gorduras saturadas 0.87 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.41 (10%VD); Sódio 324.83 (14.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

796kcal=3330kj

A picanha suína é um corte inovador e cheio de sabor. Harmonizado com a acidez do molho de framboesa, batata bolinha e couve-de-bruxelas puxados no azeite, e o crocante das nozes, eleva esse prato à restaurantes premiados!! Experimente!

Vick HK

Chef Vick HK

Vianna's Bar e Restaurante

Chris Stocovick, ou Vick, de 35 anos, teve seu contato com a gastronomia desde cedo, quando ajudava sua avó na cozinha. Fez cursos e trabalhou em restaurantes na região do Grande ABC. Cursou Gastronomia na Faculdade Hotec e atuou como cozinheiro no Hotel Mercure e no restaurante italiano La Buca Romana. Depois, teve a oportunidade de estagiar no restaurante D.O.M. com seu mestre e Chef, Alex Atala. Fez MBA em Gastronomia com ênfase em Docência e voltou à Faculdade Hotec como professor. Em seguida, comandou a cozinha do Bistrô 558, Santo André, ao lado de Melchior Neto e Marcelo Rioto. Depois, abriu seu food truck de hambúrguer e comida de boteco. Hoje é participante da 4º edição do reality culinário Hell's Kitchen, do SBT.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Mantenha a manteiga na geladeira. Corte a batata bolinha e a couve-de-bruxelas ao meio. Em fogo alto, coloque as batatas bolinhas em uma panela, cubra com 2 dedos acima de água, adicione 2 g de sal e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem macias. Adicione a couve-de-bruxelas na metade do tempo, e deixe cozinhar junto com as batatas, por cerca de 10 minutos, até que fiquem al dentes.

  2. Para fazer o molho, coloque em fogo médio uma panela pequena e adicione o vinagre juntamente com o açúcar. Ao levantar fervura, adicione a framboesa, a amora e deixe reduzir por aproximadamente 5 minutos, ou até dar uma leve engrossada.

  3. Por fim, adicione a manteiga gelada, e mexa rapidamente por aproximadamente 1 minuto, a manteiga dará um brilho no molho e deixará mais encorpado. Se achar necessário, tempere com 1 g de sal, ou de acordo com o seu paladar. Reserve na panela para não esfriar.

  4. Tempere a picanha suína com 4 g de sal, metade da pimenta preta e esprema algumas gotas do limão. Em uma frigideira, aqueça metade do azeite em fogo médio e sele a picanha por aproximadamente 2 minutos de cada lado. Em seguida, transfira os filés para uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos.

  5. Enquanto isso, desfolhe o alecrim e deixe dois raminhos para a decoração final do prato. Com a parte de trás de uma colher, amasse os dentes de alho (com casca) e reserve. Escorra a água da couve-de-bruxelas e das batatas. Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto e coloque as batatas com as couves-de-bruxelas, o alho amassado e o alecrim desfolhado. Salteie tudo por aproximadamente 5 minutos, ou até que fiquem bem douradas. Ao final, tempere com 3 g de sal e o restante da pimenta preta, ou de acordo com seu paladar.

  6. Para a montagem, coloque a picanha suína ao centro de um prato e disponha as batatas bolinhas com a couve-de-bruxelas e o alho salteado por cima. Em seguida, regue o molho de framboesa com pedaços de amora ao redor e salpique as nozes. Decore com o alecrim separado anteriormente. Bom apetite!

Veja também

Mignon Suíno ao Molho Mostarda e Maçã com Legumes Assados
Risoto de Gorgonzola com Peru ao Molho Agridoce de Laranja e Alecrim
Frango a Parmegiana Assado com Arroz e Saladinha