Receba receitas e promoções exclusivas

Me inscrever

Picanha grelhada com farofa de banana da terra e purê de mandioquinha

Tabela Nutricional

Porção de 451g (1/2 porção) Valor energético 869kcal=3635kJ, VE-VD 0,43 Carboidratos 77g, C-VD 0,26 Proteínas 42g, P-VD 0,56 Gorduras totais 43g, GT-VD 0,79 Gorduras saturadas 6g, GS-VD 0,26 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 6g, FA-VD 0,26 Sódio 1426mg, S-VD 0,59. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

869kcal=3635kJ

A Picanha é uma carne 100% paulista, sua origem é um pouco incerta. Ela é a ponta da alcatra, no qual ainda se retira a maminha. De carne macia e marmorizada, é considerada a "rainha da grelha" no churrasco brasileiro. Experimente essa dádiva da gastronomia acompanhada com o purê de mandioquinha e a crocância da farofinha de banana. Confira!

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Arthur Sauer

Chef Arthur Sauer

O Chef Arthur Sauer, formado pelo Institut Paul Bocuse, Lyon, França, foi vencedor da 1° edição do programa do SBT Hell´s Kitchen, Cozinha Sobre Pressão. Além disso, foi indicado como Chef Revelação na revista Veja nos anos de 2010 e 2011. Em sua carreira, passou por renomados restaurantes na França, Itália e EUA como Hostellerie de Plaisance, em Saint Emillion; Enoteca Pinchiorri, em Florença; Daniel Boulud, em NY e Scarpetta, em Las Vegas. Em São Paulo, trabalhou em restaurantes como Cantaloup, Le Vin, La Tambouille e no grupo Fasano (Parige e Fasano). Atrualmente, atua como consultor em diversos restaurantes como: Pasta Lavetti, BOS BBQ, Padaria Brasileira, Parrila Del Carmen, Baby Beef Jardim e Mr. Jerry.

Passo a Passo

  1. Descasque a mandioquinha, ou deixe-a com casca, e corte-a em cubos pequenos. Cololoque os cubos de mandioquinha numa panela média, cubra com água (3 dedos a cima), adicione o leite em pó e coloque em fogo alto para cozinhar, cerca de 15 a 20 minutos. Em quanto isso, descasque a banana, retire o coro do bacon (se necessário) e corte ambos em cubos pequenos de aproximadamente 1 cm. Reserve-os separadamente. Em seguida, corte a salsinha finamente, lembrando de separar dois raminhos para a decoração final do prato.

  2. Em uma frigideira, coloque 1/2 da manteiga e refogue a cebola brunoise por 1 minuto, adicione o bacon e quando o bacon estiver crocante (em torno de 2 minutos), adicione pimenta dedo-de-moça, a banana e cozinhe por 2 minutos. Adicione a farinha de mandioca e misture bem. Acerte o tempero com o 2 g de sal e 1/2 da pimenta preta moída. Continue mexendo até ficar crocante e levemente dourada.

  3. Depois de pronta a farofa, desligue o fogo. Para finalizar, adicione a salsinha cortada no primeiro passo e misture bem. Coloque-a numa vasilha pequena de servir e reserve.

  4. Em uma frigideira, aqueça o azeite enviado e o restante da manteiga em fogo alto. Em quanto a frigideira esquenta, tempere a picanha com 4 g de sal e o restante da pimenta preta moída. Grelhe a picanha de 3 a 4 minutos cada lado, no entanto, se você prefere a carne mais bem passada, deixe mais 1 minuto cada lado.

  5. Escorra a água da mandioquinha deixando aproximadamente 50 ml do próprio liquido do cozimento (1 concha pequena). Depois, amasse as mandioquinhas com um garfo na própria panela. Se preferir o purê mais liso, bata-o no mixer ou liquidificador. Coloque a panela com o purê amassado em fogo médio, misture bem ao líquido por 1 minuto, ou até secar. Depois, ajuste o sabor com 2 g de sal e o restante da manteiga. Mexa bem desligue o fogo e reserve.

  6. Na hora de montar um prato, escolha um de sua preferencia e criatividade. Coloque o purê em um dos cantos do prato, ou numa vasilha pequena, coloque a carne ao lado e a farofinha de banana também. Sirva imediatamente e deguste esse clássico do churrasco brasileiro.

Esta receita combina com

Vinho
Aurora Pequenas Partilhas Malbec

Com paladar agradável e taninos suaves, apresenta acidez equilibrada e boa persistência. Um vinho harmônico e muito sedutor.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Samosa de Carne com Batata e Molho Agridoce com Salada de Rúcula
Iscas de Carne com Mix de Legumes Salteados
Pastel Assado de Queijo Brie e Peito de Peru com Geleia de Pimenta