Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 451g (1/2 porção) Valor energético 869kcal=3635kJ (43%VD); Carboidratos 77g (26%VD); Proteínas 42g (56,%VD);Gorduras totais 43g (79%VD); Gorduras saturadas 6g (26%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 6g (26%VD); Sódio 1426mg (59%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

869kcal=3635kJ

Carne macia e marmorizada, a picanha é considerada a "rainha da grelha" no churrasco brasileiro. Experimente essa dádiva da gastronomia acompanhada com o purê de mandioquinha e a crocância da farofinha de banana da terra.

Assine Agora
Arthur Sauer

Chef Arthur Sauer

O Chef Arthur Sauer, formado pelo Institut Paul Bocuse, Lyon, França, foi vencedor da 1° edição do programa do SBT Hell´s Kitchen, Cozinha Sobre Pressão. Além disso, foi indicado como Chef Revelação na revista Veja nos anos de 2010 e 2011. Em sua carreira, passou por renomados restaurantes na França, Itália e EUA como Hostellerie de Plaisance, em Saint Emillion; Enoteca Pinchiorri, em Florença; Daniel Boulud, em NY e Scarpetta, em Las Vegas. Em São Paulo, trabalhou em restaurantes como Cantaloup, Le Vin, La Tambouille e no grupo Fasano (Parige e Fasano). Atrualmente, atua como consultor em diversos restaurantes como: Pasta Lavetti, BOS BBQ, Padaria Brasileira, Parrila Del Carmen, Baby Beef Jardim e Mr. Jerry.

Passo a Passo

  1. Descasque a mandioquinha e corte-a em cubos grosseiros. Descasque a banana e corte em pedaços de 2 cm. Pique a salsinha finamente e reserve um raminho para a decoração do prato. Coloque os cubos de mandioquinha em uma panela média, cubra com 2 dedos acima de água, adicione o leite em pó e coloque em fogo alto para cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos.

  2. Em uma frigideira em fogo médio, derreta metade da manteiga e refogue o bacon por aproximadamente 1 minuto, ou até que fique bem dourado. Adicione a banana picada e doure por 1 minuto. Coloque a pimenta dedo-de-moça, a cebola e continue refogando por mais 1 minuto.

  3. Adicione a farinha de mandioca e mexa até que ela comece a ficar com a cor marrom clara. Tempere com 2 sachês de sal e metade da pimenta preta moída, ou de acordo com seu paladar. Por fim, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Reserve a farofa em um recipiente.

  4. Quando a mandioquinha estiver macia, transfira-a pra um mixer ou liquidificador com 2 conchas da água do cozimento e bata até que forme um purê liso. Se preferir um purê mais rústico, amasse as mandioquinhas com um garfo na própria panela (com as 2 conchas de água). Em seguida, volte o purê para a panela, adicione o restante da manteiga, tempere com 2 sachês de sal e misture bem em fogo médio até esquentar. Desligue o fogo e reserve na panela para não esfriar.

  5. Tempere a picanha com 4 sachês de sal e o restante da pimenta preta moída, ou de acordo com seu paladar. Em uma frigideira (ou grelha), aqueça o azeite em fogo alto e sele a picanha de 3 a 4 minutos cada lado. Se você preferir o ponto da carne mais passada, deixe mais 1 minuto cada lado.

  6. Coloque o purê em um recipiente, a farofa em outro e sirva com a picanha ao lado. Decore a farofa com o raminho de salsinha. Se preferir, sirva direto em um prato e bom apetite!

Veja também

Frango ao Molho Barbecue com Batatas ao Murro na Manteiga de Alecrim
Ragu de Mignon com Polenta Recheada de Queijo
Polpetone com Talharim ao Pesto Rosso