Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 131g (1/8 porção) Valor energético 280kcal=1172kj (14,%VD); Carboidratos 16,31 (5%VD); Proteínas 11,07 (15%VD);Gorduras totais 19,05 (35%VD); Gorduras saturadas 1,96 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,5 (6%VD); Sódio 431,65 (18%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

1120kcal=4684kj

A picanha é um corte de carne tenro e muito saboroso, bastante utilizado por brasileiros em churrascos. Neste prato, o chef Renato Gil traz o toque defumado da churrasqueira através da manteiga defumada com sálvia. Para completar, a batata cremosa com alho-poró e a farofa crocante de pistache, lembram os tradicionais churrascos de domingo!

Assine Agora
Renato Gil

Chef Renato Gil

Churrasqueiro por natureza, se divide entre os eventos gastronômicos e sua profissao. É fundador do grupo DEMAS BBQ, que foi criado a partir dos churrascos de domingo, formado por amigos apaixonados por carne, cerveja e que vivem esse mundo de preparação de carnes e gastronomia intensamente. É peça carimbada nos Festivais de churrasco e referencia por todo o país. Dono de técnicas diferentes, ele faz a diferença na hora de assar e grelhar um bom churrasco!

Passo a Passo

  1. Descasque as batatas e corte-as em cubos médios de 3 cm. Coloque em uma panela com água e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, ou até ficarem macias. Corte o alho-poró: metade em julienne (tiras finas), a outra metade pique em cubos pequenos. Pique o pistache e a sálvia finamente.

  2. Aqueça uma frigideira com metade da manteiga em fogo alto, e doure o pistache por aproximadamente 2 minutos. Adicione a farinha de mandioca e mexa constantemente para não queimá-la, até que comece a ficar com a cor marrom clara. Tempere com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Reserve.

  3. Em uma frigideira, adicione metade do azeite, a maionese, o alho poró cortado em cubos pequenos, 50 ml de água e 2 g de sal. Mexa para formar o molho e deixe cozinhar por 2 minutos. Adicione os cubos de batata já cozidos e mexa para incorporar o molho e ficar cremoso. Acerte o sal, caso seja necessário. Mantenha aquecido para servir.

  4. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto e sele a picanha com a gordura para baixo por cerca de 2 minutos - isto fará com que a picanha solte a própria gordura. Em seguida, vire e sele o outro lado por cerca de 2 minutos. Se preferir o ponto da carne mais passada, deixe mais 1 minuto cada lado. Retire a picanha da frigideira e deixe descansar, antes de cortar, sob uma tábua, assim os "sucos" da carne não saem e ela fica mais saborosa e suculenta.

  5. Na mesma frigideira, em fogo baixo, para aproveitar a gordura que ficou, adicione o alho-poró em tiras e frite até ficar crocante e dourado. Coloque em um papel toalha para tirar o excesso de gordura e tempere com 1 g de sal ou de acordo com o seu gosto. Reserve para decoração do prato.

  6. Ainda na mesma frigideira, limpe o excesso de gordura e coloque o restante da manteiga para derreter em fogo médio. Adicione a sálvia picada e deixe fritando até soltar o aroma. Apague o fogo e, por último, coloque o sal defumado e reserve. Para montar o prato, colocamos a batata no centro, a farofa de um lado e a picanha cortada em fatias finas de outro. Derrame a manteiga por cima da carne e decore com o alho-poró por cima.

Veja também

Rolinho de Frango Harissa Recheado de Presunto com Abóbora Assada
Scramble Tofu com Batatas Tostadas e Vagem
Carne Seca com Catupiry e Purê Cremoso de Batata