Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 140g (1/8 porção) Valor energético 177kcal=741kj (9%VD); Carboidratos 11.78 (4%VD); Proteínas 11.22 (15%VD);Gorduras totais 9.94 (18%VD); Gorduras saturadas 0.74 (3%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.92 (4%VD); Sódio 332.62 (14.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

708kcal=2963kj

Dessa vez o Chef Nonô nos ensina um acompanhamento típico da cozinha mexicana, os frijoles refritos, que consiste em feijão refogado e amassado e depois "refrito" e completa perfeitamente o pescado e o sabor da salsa de maracujá! Aproveite!

Nonô

Chef Nonô

Taqueria Lá Saborosa

"De origem pernambucana e paulista de coração, o Chef Nonô é técnico em gastronomia, administração e especialista na cozinha funcional. Aos vinte anos iniciou sua carreira na gastronomia. Sem perder tempo, passou por diversos obstáculos e superações. Teve experiência em restaurantes como Comedore e também renomados Chefs nacionais e internacionais. Além disso, foi aluno de Mara Salles na Escola Wilma Kovese de Cozinha . Hoje, está à frente das panelas da Taqueria Lá Saborosa, o Chef é especializado na cozinha contemporânea com influencias da culinária brasileira, mexicana, tailandesa e italiana." Além de ter um projeto de "Chef em sua casa".

Passo a Passo

  1. Faça o frijole: em uma frigideira, aqueça um fio de azeite com metade da manteiga em fogo médio. Refogue metade do alho e metade da cebola picada por 2 minutos, até que fiquem murchos. Adicione o feijão com o caldo e misture até esquentar bem.

  2. Coloque essa mistura em um liquidificador ou mixer e bata bem até que vire uma pasta grossa. Volte para a frigideira e refrite o frijole em fogo médio, adicione metade do chilli (aos poucos para adequar ao seu paladar), tempere com 3 g de sal e misture até que fique homogêneo, com textura de um purê. Reserve.

  3. Para fazer o escabeche, em um bowl, coloque a cebola roxa, esprema algumas gotas do limão e aperte delicadamente entre as mãos. Essa técnica serve para deixar a cebola ainda mais roxa, fazendo com que a cor da casca se espalhe por toda a extensão da cebola. Deixe descansar cerca de 3 minutos. Em seguida, coloque a pimenta jalapeño, 2 g de sal e mantenha na geladeira.

  4. Em uma frigideira, aqueça o restante da manteiga em fogo médio e refogue o restante do alho e da cebola por 1 minuto. Adicione a polpa de maracujá e deixe reduzir pela metade. Com auxílio de uma escumadeira, retire e descarte o alho e a cebola, mantendo a redução na frigideira, corte o maracujá ao meio, coloque-o na frigideira e deixe reduzir mais 2 minutos em fogo médio. Tempere com 2 g de sal e o restante do chilli em pó, aos poucos para adequar ao seu paladar. Dica: se preferir o molho menos azedo, experimente acrescentar 1 colher (sobremesa) de açúcar, enquanto cozinha para quebrar a acidez. A salsa de maracujá pode ser servida morna ou fria.

  5. Tempere a pescada com 4 g de sal e esprema algumas gotas de limão a gosto. Em um frigideira aqueça o restante do azeite em fogo alto e depois de bem quente, adicione os filés. Deixe selar por aproximadamente 4 minutos, até que forme uma crosta dourada. Dica: nesse momento, não mexa nem aperte os filés, assim ele soltará mais fácil do fundo. Então, vire de lado e deixe mais 2 ou 3 minutos, até dourar por igual.

  6. Para montar seu prato, coloque o frijole no centro e disponha os filés por cima, metade caindo ao lado. Posicione o escabeche de cebola por cima do peixe e regue a salsa ao redor do prato. Decore com a folha de coentro e bom apetite.

Veja também

Filé de Frango Grelhado ao Molho Maracujá com Mix de Salada
Filé de Maminha Grelhada com Tomilho e Purê de Mandioca
Ovo Mexido Cremoso com Bacon e Mix de Pães