Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 123g (1/8 porção) Valor energético 249kcal=1044kj (12%VD); Carboidratos 22.08 (7%VD); Proteínas 9.09 (12%VD);Gorduras totais 14.27 (26%VD); Gorduras saturadas 1.23 (6%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.15 (9%VD); Sódio 331.84 (14.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

997kcal=4172kj

A folha de bananeira sempre foi muito utilizada pelos povos indígenas, com aplicação para os povos africanos, que também possuem tal vegetação em seu país de origem. Por ser abundante no Brasil, principalmente no litoral, é muito utilizada no preparos de peixes e frutos do mar. Esta receita representa o norte do Brasil e seu lindo litoral. Leve e refrescante, é ótima para um dia quente de verão. Acompanha muito bem cervejas claras e vinho branco.

Priscilla Coutinho

Chef Priscilla Coutinho

Apaixonada pela cozinha, largou a advocacia para viver entre as panelas. Formada pela Anhembi Morumbi, já trabalhou como chef cozinha em um restaurante na vila madalena, bem como foi consultora durante alguns anos de um grupo de bares e restaurantes, onde elaborava cardápios e dava treinamentos. Fez estágios em alguns restaurantes renomados e cursos dentro e fora do Brasil. Nascida e criada em Belém do Pará, teve sua infância na ilha do Marajó, de onde vem suas maiores inspirações.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Tempere o peixe com 4 g de sal e pimenta branca. Reserve. Retire as raspas do limão e misture com a manteiga. Corte as folhas de bananeira pela metade, formando 4 retângulos. Passe as folhas de bananeira, com cuidado, na chama do fogão para que fiquem mais maleáveis (elas ficarão mais brilhosas). Retire um pedaço para fazer uma fita.

  2. Deite o peixe na horizontal sobre a folha de bananeira, quase na ponta da folha. Passe no peixe a manteiga cítrica com ajuda de uma colher e dobre a folha - se o peixe estiver muito fino, pode colocar um sobre o outro, formando camadas e finalizando com manteiga por cima.

  3. Embrulhe o peixe trazendo as pontas da lateral da folha de bananeira para o centro e depois dobre as duas partes restantes - de cima e debaixo -, formando um pequeno embrulho. Repita o processo mais três vezes, totalizando 4 embrulhos.

  4. Vire o embrulho, colocando-o com a fenda para baixo. Feche com a fita e coloque as pontas para baixo, para o peixe ficar bem fechado. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até a folha ficar com aspecto de queimada.

  5. Em um bowl, esprema o limão. Corte a banana em cubos pequenos e misture rapidamente com o suco de limão para não escurecer. Retire as sementes do tomate e corte-o em cubos pequenos, corte também o coentro grosseiramente. Por fim misture o tomate, a pimenta dedo de moça, a banana com o suco de limão, o coentro, a cebola roxa, o azeite e 50 ml de água. Adicione a farinha e mexa delicadamente até ficar molhadinho e cítrico. Acerte o sabor com 3g de sal ou de acordo com seu paladar.

  6. Retire o peixe do forno. Corte a folha de bananeira com auxílio de uma tesoura, fazendo uma cruz - tenha cuidado para não se queimar. Montagem: disponha o couscous como uma linha na horizontal, próximo a borda do prato. Coloque os dois filés de peixe com a folha de bananeira ao lado do couscous na vertical. Decore com os brotos.

Veja também

Karê Vegano com Cogumelo Eryngui
Hambúrguer de Falafel ao Molho Tahine
Nhoque de Ricota e Espinafre ao Molho de Tomate e Manjericão