Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Pescada em crosta de castanha de caju pure de couve flor e molho de frutas tropicais

Tabela Nutricional

Porção de 896,5g (1/2 porção) Valor energético 1456kcal=6092kJ, %VD 0,73 Carboidratos 129g, %VD 0,43 Proteínas 64g, %VD 0,85 Gorduras totais 76g, %VD 1,39 Gorduras saturadas 8g, %VD 0,37 Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 10g, %VD 0,41 Sódio 1812mg, %VD 0,76. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

675kcal=2835KJ

O Chef Nonô elaborou uma receita leve e colorida. Uma harmonização entre a crocância do peixe em crosta castanha de caju e o elegante sabor da couve-flor, em seu aspecto de purê. Com a finalidade de rebater no paladar, criou um molho que brinca entre o doce e o cítrico, usando apenas alguns ingredientes como abacaxi, manga e laranja.

Assine Agora
Nonô

Chef Nonô

Obá Restaurante

"De origem pernambucana e paulista de coração, o Chef Nonô é técnico em gastronomia, administração e especialista na cozinha funcional. Aos vinte anos iniciou sua carreira na gastronomia. Sem perder tempo, passou por diversos obstáculos e superações. Teve experiência em restaurantes como Comedore e também renomados Chefs nacionais e internacionais. Além disso, foi aluno de Mara Salles na Escola Wilma Kovese de Cozinha . Hoje, 33 anos, está à frente das panelas do Restaurante Obá, cuja performance permanece ao longo de onze anos, o Chef é especializado na cozinha contemporânea com influencias da culinária brasileira, mexicana, tailandesa e italiana."

Passo a Passo

  1. Pré aqueça o forno a 220°C. Separe as postas de peixe, coloque-os em uma vasilha com água, 5 do sal, metade da pimenta preta e deixe descansar por 10 minutos. Retire o suco das laranjas, coe e reserve. Desfolhe o tomilho e reserve. Corte a couve-flor em pedaços médios, inclusive os talos. Deixe a manteiga que será usada fora da geladeira para que esteja no ponto de pomada quando for usada. Em uma panela média coloque a couve-flor, uma pitada de sal e água até cobrir. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, ou até ela ficar macia.

  2. Aqueça uma panela em fogo médio e adicione, nessa sequência, o suco de laranja, as folhas de tomilho, o abacaxi picado, a manga picada e por fim, 1g de sal. Tampe a panela e deixe-a em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos, ou até que o suco de laranja tenha seu volume reduzido pela metade.

  3. É muito importante que neste momento a manteiga não esteja rígida, e sim em ponto de pomada. Em uma vasilha acrescente 1/2 da manteiga, a castanha de caju picada e mexa até misturar os dois ingredientes. Acrescente 1/4 da manteiga restante aos poucos até que essa massa se torne homogenea e reserve.

  4. Retire as postas de peixe da salmoura e seque-as delicadamente, com auxílio de um papel toalha. Tempere o peixe com 3 g de sal e o restante da pimenta preta. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto até ficar bem quente. Então, coloque 10 ml de azeite e o restante da manteiga, espalhe-os por toda a frigideira e tempere com 2 g de sal e o restante da pimenta preta. Coloque delicadamente as postas de peixe na frigideira e deixe grelhar por aproximadamente 3 minutos de cada lado, ou até ficarem dourados.

  5. Em uma assadeira, coloque as postas do peixe lado a lado. Com auxílio de uma colher, pegue a mistura de castanha de caju e distribua delicadamente sobre as postas. Leve ao forno por 10 minutos a 220° C.

  6. Escorra a água da couve-flor e reserve. Bata a couve-flor com 2 g de sal, 100 g de cream cheese e a pimenta branca moída no liquidificador, ou processador ou, caso não tenha esses instrumentos, amasse-o com ajuda de um garfo e passe pela peneira. O purê deve ficar numa textura lisa e homogênea. Se achar necessário adicione um pouco da água reservada durante o processo. Por fim, experimente e, se necessário, ajuste o sal e reserve para aguardar o peixe no forno. É comum o purê soltar um pouco mais de água quando reservado, se isso acontecer, volte para a panela e aqueça em fogo médio por 2 minutos, mexendo sempre somente para secar o excesso de água.

Veja também

Polpetone de Peixe com Salada Verde de Tomate e Vagem
Legumes Assados com Garam Masala e Carne ao Molho de Tomate
Sushi Bowl com Kani, Abacate e Mix de Brotos