Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Pescada em crosta de amêndoas com purê de banana da terra, saladinha de taioba e creme azedo

Tabela Nutricional

Porção de 680,5g (1/2 porção) Valor energético 1118kcal=4678kJ, VE-VD 0,56 Carboidratos 105g, C-VD 0,35 Proteínas 45g, P-VD 0,6 Gorduras totais 62g, GT-VD 1,13 Gorduras saturadas 8g, GS-VD 0,35 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 9g, FA-VD 0,37 Sódio 1503mg, S-VD 0,63. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

A receita foi elaborada pelo Chef Bruno Silva Santos, participante e vencedor do Projeto Chef Aprendiz Campo Limpo. Ele a elaborou exclusivamente para o Cheftime, dedicando-se a ingredientes brasileiros. Confira a pescada em crosta de amêndoas, acompanhada do delicioso purê levemente agridoce de banana da terra, saladinha de taioba e creme azedo. Uma explosão de sabores no paladar.

Assine Agora
Bruno Silva Santos

Chef Bruno Silva Santos

Chef Aprendiz

O Chef Bruno Silva Santos estava com dúvidas sobre sua carreira profissional, foi quando surgiu o Projeto Chef Aprendiz como uma grande oportunidade. Durante meses de capacitação, Bruno aprendeu as técnicas e noções básicas de gastronomia, e teve a oportunidade de conhecer diversos chefs profissionais e renomados. Com o passar do tempo, Bruno começou a se identificar com a área, aprofundou-se na área e “mergulhou de cabeça” no mundo da cozinha. Na prova final do Projeto Chef Aprendiz Campo Limpo, foi uma das grandes revelações. Atualmente, trabalha no restaurante do Hotel Emiliano, e além disso, continua a estudar, pesquisar e se aprofundar cada vez mais na gastronomia.

Passo a Passo

  1. Lave as bananas, corte as pontinhas e coloque-as em uma panela grande. Cubra com água (4 dedos acima) e coloque-as para cozinhar em fogo alto até ficarem bem macias. Dica para saber o ponto certo das bananas: quando estão prontas, as cascas tendem a abrir, o que leva cerca de 25 a 30 minutos. Em seguida, pegue a salsa, separe dois ramos para a decoração final do prato e corte o restante finamente. Em seguida, corte o limão ao meio, extraia o suco e reserve.

  2. Pegue a taioba, enrole a folha como se fosse um charuto e, sobre uma tábua, lamine-a finamente. Para prepará-la, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Depois de quente, coloque um fio de azeite (10 ml) e deixe-o esquentar. Coloque metade do alho e deixe-o dourar, sempre mexendo. Em seguida, coloque as folhas de taioba e misture bem até incorporar todo o sabor do alho, por cerca de 1 a 2 minutos. Ao final, ajuste o sabor com 2 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Transfira para uma vasilha e reserve.

  3. Aproveite a mesma frigideira usada no passo anterior e coloque-a para esquentar em fogo alto. Depois de quente, adicione um fio de azeite (10 ml) com 1/2 da manteiga e deixe derreter. Em seguida, coloque a cebola e refogue-a rapidamente (30 segundos). Coloque o restante do alho e misture bem até dourar. Depois, coloque o fogo no mínimo e adicione aos poucos, sempre mexendo, a farinha panko. Misture bem até ficar levemente dourada, cerca de 3 a 4 minutos. Ao final, adicione a amêndoa triturada, a salsa cortada e misture bem. Experimente e ajuste o sabor com 2 g de sal e uma pitada de pimenta preta moída. Desligue o fogo e reserve.

  4. Tempere o peixe com 4 g de sal e uma pitada de pimenta preta moída. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto e, depois de quente, coloque um fio de azeite (10 ml). Espere o azeite esquentar e, em seguida, coloque os filés do peixe (com a parte mais escura voltada para baixo) e grelhe de 2 a 3 minutos cada lado, ou até dourar. Transfira-os para uma assadeira pequena e coloque a farofa de amêndoas sobre toda a superfície. Leve ao forno e deixe-o até dourar bem, de 10 a 15 minutos.

  5. Após o cozimento das bananas, retire-as da panela com cuidado e descarte a água. Descasque e amasse-as com um garfo ou, se preferir, bata no liquidificador até ficar uma mistura lisa e homogênea. Coloque a mesma panela em fogo alto, adicione a banana triturada com 100 ml de água e misture bem. Para finalizar o purê, adicione 1/3 do creme de leite e o restante da manteiga. Misture até ficar um purê liso e brilhante. Ajuste o sabor com 3 g de sal e uma pitada de pimenta preta moída. Desligue o fogo e reserve.

  6. Em uma vasilha ou bowl, adicione o restante do creme de leite, 1 g de sal e 1/3 do suco de limão. Com auxílio de um fouet ou espátula de silicone, bata até ficar com uma textura cremosa e aerada, e reserve. Em seguida, retire o peixe do forno e desligue-o. Na hora de montar o prato, escolha um de sua preferência e coloque em um dos cantos o purê de banana e o filé de peixe ao lado. Depois, de modo harmonioso, coloque a saladinha de taioba e o creme azedo encostado. Sirva e bom apetite.

Esta receita combina com

Vinho
Cantagua Sauvignon Blanc

Coloração verdeal denota juventude. Acidez equilibrada com o álcool traz um final de boca que remete a maçã verde. Aromas de maracujás característicos, além de frescor e vivacidade marcam este varietal.Enogastronomia: pescadas brancas grelhadas, molhos cítricos e risotos de queijos leves. Fondue de queijo.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Saint Peter Grelhado com Pirão e Arroz
Linguiça Toscana Assada com Grão de Bico Defumado
Risoto de Queijo Coalho com Abóbora e Melado de Cana