Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 129g (1/8 porção) Valor energético 210kcal=880kj (11%VD); Carboidratos 29.76 (10%VD); Proteínas 10.44 (14.%VD);Gorduras totais 4.69 (9%VD); Gorduras saturadas 0.51 (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.1 (8%VD); Sódio 417.16 (17%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

841kcal=3518kj

A pescada grelhada dessa receita, recebeu um diferente acompanhamento de vinagrete abrasileirado feito com sagu, caju e coentro. Além da banana da terra grelhada e farofa de castanha. O resultado é uma transição entre o marcante e o suave, que desestrutura a percepção do paladar. Confira!

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque o sagu em uma panela com 1 L de água. Deixe cozinhar em fogo alto por 25 minutos com a panela tampada, lembrando de mexer de vez em quando para que o sagu não grude no fundo da panela. Pique o coentro e a salsinha finamente.

  2. Tempere o peixe com 3 g de sal. Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1/3 do azeite em fogo alto e sele os filés por 2 a 4 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados. Coloque-os em uma assadeira e asse por 10 minutos. Após esse tempo, verifique o centro do peixe. Caso perceba que necessite de mais cozimento, deixe mais alguns minutos no forno. É importante sempre acompanhar o cozimento do peixe, pois a temperatura interna dos fornos pode variar de uma cozinha para outra.

  3. Retire a casca da banana e corte-a ao meio no sentido do comprimento. Na mesma frigideira, aqueça 1/3 do azeite e grelhe a banana por aproximadamente 3 minutos de cada lado, ou até que ambos os lados fiquem dourados. Reserve.

  4. Ainda na mesma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo e coloque metade da salsinha picada e as folhas de tomilho (reserve dois talos para decoração) - cuidado ao colocar as ervas no azeite para não espirrar. Refogue por aproximadamente 20 segundos e, então, adicione a farinha de mandioca e a farinha de caju, sempre mexendo. Refogue por aproximadamente 1 minuto. Tempere com 1 g de sal ou de acordo com o seu paladar. Reserve.

  5. Com ajuda de uma peneira, escorra e descarte a água quente do sagu. Coloque a peneira com o sagu sob água corrente fria e segure até que ele esfrie por completo. Em seguida, coloque-o em um bowl e misture com a cebola roxa, a pimenta dedo-de-moça, o coentro, o restante da salsinha e o suco de caju. Tempere com o restante do azeite e do sal e mexa bem.

  6. Na hora de montar o prato, espalhe a farofa fazendo uma "fileira". Disponha as bananas da terra e o filé de pescada ao lado. Regue com o sagu de vinagrete de caju e decore com um raminho de tomilho.

Veja também

Maminha ao Molho de Échalotes com Palitinhos de Legumes
Poke Low Carb de Salmão com Abacate, Alga e Moyashi
Ragu de Frango com Funghi