Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 152g (1/8 porção) Valor energético 502kcal=2103kj (25%VD); Carboidratos 22.88 (8%VD); Proteínas 11.73 (16%VD);Gorduras totais 41.03 (75%VD); Gorduras saturadas 9.74 (44%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.17 (5%VD); Sódio 303.18 (13%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

2009kcal=8411kj

Uma receita leve, prática e cheia de sabor. O arroz de coco representa a união entre o sudeste asiático e o centro, com uma das especiarias mais utilizadas no mundo: o açafrão. A chef criou esta receita pensando na delicadeza dos sabores sutis com técnicas utilizadas em vários restaurantes no mundo. Experimente!

Assine Agora
Cris Mendes

Chef Cris Mendes

Formada pela Anhembi Morumbi, sempre foi apaixonada por gastronomia. Dona de dons únicos, promove vários eventos em Sao Paulo e no interior.

Passo a Passo

  1. Coloque em uma panela média, em fogo baixo, um fio do azeite (1 colher de chá) e adicione o arroz basmati e misture por 2 minutos, para dar uma leve tostada no grão - isso fará com que o arroz não fique grudado. Dilua o leite de coco com 200 ml de água e adicione ao arroz. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, com a tampa semi aberta, ou até que o grão fique al dente - firme no centro. Ao final, tempere com 3 g de sal e metade da pimenta, ou a gosto.

  2. Enquanto o arroz cozinha, retire as raspas de metade do limão siciliano, corte-o em 4 partes (2 partes para temperar o peixe e 2 partes para compor o prato) e descasque o alho. Tempere o peixe dos dois lados, com 2 g de sal, o restante da pimenta branca e esprema 1 gomo de suco do limão.

  3. No liquidificador, coloque metade do alho, o açafrão, 1 g de sal, o leite em pó, e 100 ml de água. Ligue na velocidade alta e processe bem até que fique homogêneo. Com o liquidificador ligado, derrame aos poucos o óleo em fio, para que o molho comece a engrossar. A textura começará a ficar mais consistente, cremosa. Reserve.

  4. Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, aqueça um fio do azeite (2 colheres de chá), coloque as amêndoas e balance de um lado para o outro, até que fiquem torradas e douradas. Reserve em um recipiente. Seque o peixe com as mãos, tirando o excesso de líquido e passe-os pela farinha, dando umas batidinhas para que saia o excesso.

  5. Na mesma frigideira, em fogo médio, o restante do azeite. Esquente. Coloque o restante do alho e os gomos do limão para dourar e soltar o seu aroma, por 1 minuto. Adicione os filés de peixe e frite por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até dourar. Frite dois filés por vez para não perder a temperatura da frigideira.

  6. Para montar, coloque o arroz em um canto do prato com a fita de coco por cima. Disponha o peixe por cima e salpique as raspas de limão por cima. Coloque as amêndoas ao lado do peixe e derrame o molho ao redor do prato. Decore com o limão - ele pode ser espremido em cima do peixe, o que dá um sabor fantástico!

Veja também

Frango ao Molho de Tahine e Melado com Salada de Catalonha e Arroz Vermelho
Lámen Vegetariano de Shitake, Tofu e Acelga
Saint Peter em Crosta de Especiarias, Sauté de Alcachofras e Molho de Capim Santo