Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 255,25g (1/4 porção) Valor energético 353kcal=1477kj (18%VD); Carboidratos 42g (14,%VD); Proteínas 15g (21%VD); 10g (18%VD); Gorduras saturadas 1g (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 3g (11%VD); Sódio 1556mg (65%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

706kcal=2954kj

Uma mistura de ingredientes tropicais com o Magret de Canard, clássico francês. Nesta receita, a untuosidade da gordura do pato enriquece o prato e é complementada pela suavidade do creme de mandioquinha e a leve acidez da redução de pitanga, produzindo um delicioso e sofisticado resultado. Bom apetite!

Assine Agora
Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Descasque a mandioquinha e corte em pedaços grosseiros de 3 cm aproximadamente. Coloque a mandioquinha em uma panela e cubra com 2 dedos acima de água. Acrescente 5 g de sal e coloque em fogo alto para cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem bem macia, com o centro macio, que pode ser checado com um garfo).

  2. Enquanto isso, prepare sua mise en place dos restante dos ingredientes. Primeiro, desfolhe o estragão e pique finamente. Retire o pato da embalagem, seque em papel toalha e com a ponta de uma faca risque a pele (tentando não perfurar a carne) em xadrez, para ficar bonito quando dourar.

  3. Faça a redução de pitanga. Em uma frigideira pequena, coloque cerca de 50 ml de água, a polpa de pitanga e o melado. Em fogo médio, cozinhe por aproximadamente 3 minutos e deixe reduzir até estar em um ponto de geleia. Se achar necessário deixe mais alguns minutos e fique sempre de olho para não endurecer demais. Reserve.

  4. Em fogo médio, aqueça outra frigideira média até esfumar. Tempere o pato com metade da flor de sal e pimenta e adicione-o na frigideira com a pele para baixo. Deixe fritar por aproximadamente 6 minutos, até que a gordura se dissolva e a pele fique bem dourada. Você pode ir checando a cada 2 minutos. A seguir, vire o pato para o outro lado e deixe selar mais 1 minuto, apenas para dourar o lado da carne. Lembrando que o ideal é consumir a carne de pato ainda bem vermelha por dentro. Mas caso você prefira mais passada, deixe selando por mais alguns minutos, até o ponto desejado.

  5. Quando a mandioquinha estiver bem cozida, escorra e descarte a água do cozimento e amasse-a com um garfo ou espremedor de batatas. Se preferir, coloque a mandioquinha em um liquidificador e processe para obter um purê mais liso. Então, volte para a panela e incorpore a manteiga e o creme de ricota. Tempere com o restante da flor de sal.

  6. Antes de cortar o pato, deixe-o descansando por 5 minutos, para que o suco da carne permaneça dentro. Então, fatie o pato em pedaços perpendiculares de aproximadamente 1 cm. Para montar seu prato, faça uma base de purê de mandioquinha no centro e arranje algumas fatias do pato em cima, com a pele para cima. Regue a redução de pitanga por cima do pato e faça um risco ao redor do prato, sem excesso. Salpique com estragão picado finamente e bom apetite.

Veja também

Cação ao Molho de Alcaparras com Cevada e Couve Manteiga
Batata Rosti com Calabresa e Gruyère
Legumes Assados com Garam Masala e Carne ao Molho de Tomate