Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 166g (1/8 porção) Valor energético 205kcal=857kj (10%VD); Carboidratos 26.81 (9%VD); Proteínas 9.22 (12%VD);Gorduras totais 6 (11%VD); Gorduras saturadas 1.59 (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.18 (5%VD); Sódio 298.42 (12%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

819kcal=3428kj

A carne de javali é muito nobre e saborosa. O Chef Guga Rocha preparou uma incrível receita de ragu feito com legumes envolvidos no pappardelle, de dar água na boca. É a nobreza do rústico na mesa da sua casa que você não pode perder. Confira!

Assine Agora
Guga Rocha

Chef Guga Rocha

Guga Rocha, além de chef de cozinha, é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Nasceu numa família alagoana em meio as panelas de sua avó paterna, Edla Ramalho, confeiteira de mão cheia. Com experiencias em mais de 50 países, mescla a as técnicas que aprendeu com chefs renomados pelo mundo aos sabores e cultura brasileiros num estilo de cozinha único, a cozinha tropicalista.

Passo a Passo

  1. Coloque uma panela grande com 1,5 L de água para ferver em fogo médio. Pique a salsinha finamente, reservando um raminho para a decoração final do prato.

  2. Tempere o javali com 3 sachês de sal e metade da pimenta preta moída. Em seguida, em uma frigideira grande, em fogo alto, aqueça o azeite e coloque os cubos de javali. Deixe grelhar por cerca de 3 minutos, misturando de vez em quando, até que fiquem dourados.

  3. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão, o alho e refogue por mais 2 minutos, misturando bem todos os ingredientes. Adicione o vinho e deixe evaporar o álcool por 1 minuto. Coloque o caldo de legumes, o tomate sem pele e amasse os pedaços com ajuda de um garfo. Deixe refogar por 10 minutos em fogo médio. Ajuste o sabor com o restante da pimenta preta moída, 2 sachês de sal e desfolhe o tomilho com a ponta dos dedos sobre o molho.

  4. Na panela da água, quando estiver fervendo, adicione 2 sachês de sal, coloque o pappardelle e deixe cozinhar por aproximadamente 6 minutos, até ficar no ponto al dente. É importante ressaltar que a cocção da massa terminará no próprio ragu, no passo seguinte, portanto a massa tem que ficar al dente.

  5. Transfira a massa com ajuda de um pegador para a panela do ragu. Adicione também 1 concha da água do cozimento para misturar melhor. Ajuste o sabor com 3 sachês de sal e misture delicadamente. Se achar necessário, ou se preferir o molho mais suculento, adicione mais água do cozimento da massa. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos e desligue.

  6. Na hora de montar o prato, escolha um que seja fundo, de preferência. Coloque o pappardelle ao ragu de javali no centro e polvilhe por cima o queijo. Decore com a salsinha picada e o raminho no topo. Segundo o chef, esse é um bom momento para abrir um delicioso vinho. Aprecie o prato e seja feliz!

Veja também

Risoto de Funghi e Tomate Seco com Frango Grelhado ao Perfume de Orégano
Couve Flor Assada com Shitake e Ovos Cozidos
Guioza Suína com Arroz Primavera