Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Pappardelle al ragu' di cinghiale à moda Guga Rocha

Tabela Nutricional

Porção de 699g (1/2 porção) Valor energético 916kcal=3834kJ (46%VD); Carboidratos 89g (30%VD); Proteínas 41g (54%VD);Gorduras totais 45g (82%VD); Gorduras saturadas 3g (14,%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 9g (37%VD); Sódio 1426mg (59%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

916kcal=3834kJ

Pappardelle ao ragu de javali, tomates italianos, queijo canastra e avelãs tostadas. A carne de javali é muito nobre e saborosa. Desde de 1991, após muitos estudos e conhecimentos adquiridos na própria fazenda, a Temra é atualmente a única empresa no Brasil que cria e industrializa a carne de javali com excelência na qualidade e na padronização dos cortes.

Assine Agora
Guga Rocha

Chef Guga Rocha

Guga Rocha, além de chef de cozinha, é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Nasceu numa família alagoana em meio as panelas de sua avó paterna, Edla Ramalho, confeiteira de mão cheia. Com experiencias em mais de 50 países, mescla a as técnicas que aprendeu com chefs renomados pelo mundo aos sabores e cultura brasileiros num estilo de cozinha único, a cozinha tropicalista.

Passo a Passo

  1. Corte o pernil de javali em cubos e coloque-os em uma vasilha pequena. Tempere com 3 g de sal e 1/2 da pimenta preta moída. Misture bem e reserve. Em seguida, pique a salsinha finamente, com cabinho e tudo, e reserve raminhos para a decoração final do prato.

  2. Coloque uma panela grande com 1L de água para ferver em fogo médio. Em seguida, em outra panela ou frigideira antiaderente grande, em fogo alto, coloque um fio de azeite (1 colher de chá) para esquentar. Depois de quente, coloque os cubos de javali e deixe grelhar por cerca de 2 minutos cada lado, ou até ficarem dourados.

  3. Em seguida, na mesma panela da carne, adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o alho e refogue por mais 2 minutos, misturando bem todos os ingredientes. Adicione o vinho e deixe evaporar o álcool por 1 minuto. Coloque o caldo de legumes, o tomate sem pele e amasse-o com a parte de trás de uma colher. Deixe refogar até dar uma leve espessada, cerca de 5 minutos. Ajuste o sabor com o restante da pimenta preta moída, 2 g de sal e desfolhe 1/3 do tomilho com a ponta dos dedos sobre o molho.

  4. Na panela da água, quando estiver fervendo, adicione 2 g de sal, coloque o pappardelle (solte-o delicadamente com uma espátula ou colher) e deixe 2 minutos, até ficar no ponto al dente. É importante ressaltar que a cocção da massa terminará no próprio ragu, no passo seguinte. Escorra a água do pappardelle e descarte a água, separando 100 ml.

  5. Coloque a massa na mesma panela do ragu. Ajuste o sabor com 3 g de sal e misture delicadamente. Se achar necessário, ou se preferir o molho mais suculento, adicione a água da própria cocção da massa separada e, em seguida, acrescente mais 1/3 do tomilho. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos e desligue.

  6. Na hora de montar o prato, escolha um que seja fundo, de preferência. Coloque o pappardelle ao ragu de javali no centro e polvilhe por cima o queijo canastra real e as avelãs torradas. Regue com um fio de azeite cada porção, decore por cima de tudo com a salsa picada e o restante do tomilho, ou de acordo com o seu paladar. Segundo o chef, esse é um bom momento para abrir um delicioso vinho. Aprecie o prato e seja feliz!

Veja também

Legumes Asiáticos com Moyashi e Tofu
Espaguete Colorido de Legumes com Frango Grelhado
Linguado ao Molho Vermelho e Açafrão e Legumes Salteados