Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 154g (1/8 porção) Valor energético 173kcal=723kj (9%VD); Carboidratos 18.25 (6%VD); Proteínas 12.35 (16%VD);Gorduras totais 3.23 (6%VD); Gorduras saturadas 0.57 (3%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.82 (3%VD); Sódio 51.53 (2%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

691kcal=2892kj

Panqueca é realmente um dos pratos mais clássicos que o Brasil tem a oferecer! A massa de panqueca tem muitas variações ao redor do mundo e muitas delas não levam recheio, sendo muito diferentes da nossa versão que vai carne, abobrinha e molho ao sugo. Confira!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Pique a salsinha finamente. Corte a abobrinha em cubinhos de 1 cm. Em uma panela média, em fogo médio, aqueça um fio de azeite e refogue metade da cebola por 1 minuto. Acrescente o tomate sem pele e amasse com um garfo os pedaços maiores. Adicione 100 ml de água, tempere com sal e cozinhe em fogo médio por 10 minutos.

  2. Enquanto isso, em outra panela, aqueça um fio de azeite em fogo alto e refogue o restante da cebola por 1 minuto. Adicione a carne moída e refogue por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a abobrinha picada, a salsinha, tempere com sal e e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos, ou até que toda a água do fundo seque. Isso serve para que a panqueca não fique muito úmida.

  3. Para fazer a massa da panqueca, use um liquidificador ou mixer. Junte o composto lácteo tipo leite em pó, 150 ml de água, os ovos, a farinha de trigo, tempere com sal e bata bem até ficar homogêneo. Se preferir, apenas misture em um recipiente com ajuda de um garfo ou fouet.

  4. Unte uma frigideira plana e antiaderente com uma camada fina de azeite ou óleo. Deixe o fogo baixo e despeje 1 concha da massa no centro da frigideira. Segure a frigideira pelo cabo e faça movimentos circulares até que a massa espalhe por todo o fundo. Cozinhe até a massa soltar do fundo da frigideira. Então, com uma escumadeira, vire de lado e deixe mais 30 segundos.

  5. Repita o passo anterior até que acabe toda a massa. A seguir, recheie cada disco de massa com uma porção de carne moída (atente-se para a quantidade de discos a fim de que consiga rechear toda a massa) e enrole em formato de panquecas.

  6. Coloque as panquecas lado a lado em uma assadeira, cubra com o molho e polvilhe o queijo parmesão por cima. Leve ao forno e asse de 5 a 10 minutos, apenas para esquentar e sirva a seguir.

Veja também

Espaguete de Pupunha com Kani, Ervilha e Amendoim Torrado
Muffin de milho com queijo canastra e linguiça acebolada com redução de catuaba
Saint Peter Grelhado e Feijão Fradinho com Ricota e Espinafre