Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 135g (1/8 porção) Valor energético 456kcal=1908kj (23%VD); Carboidratos 48,78 (16%VD); Proteínas 23,74 (32%VD);Gorduras totais 16,64 (30%VD); Gorduras saturadas 2,3 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,55 (6%VD); Sódio 1009,32 (42%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

30

Calorias

1824kcal=7630kj

Tradicional bolo de origem italiana na versão salgada, feito com a massa de vinho tinto e recheado com calabresa grelhada e o autêntico grana padano. Nessa versão, a fermentação foi feita com fermento biológico, mas também pode ser feita naturalmente com levain. Independentemente disso, o resultado é fantástico. Confira!

Assine Agora
Alex Simão

Chef Alex Simão

O baiano Alex Simão é chef de panificação da rede de buffet e padarias Dona Deôla desde 2004, sendo o responsável pela unidade da Granja Viana e dos eventos realizados pela casa. Desenvolveu ao longo de 2012 e 2013 a linha de pães feitos com fermento natural. Visitou a Europain 2014 em Paris participando de diversas especializações como a de viennoiseries, folhados simples, recheados e madeleines; carolinas e bombas, e de baguetes tradicionais. No Ateliê Michalak, também em Paris, se aprofundou na utilização de equipamentos especiais e novas técnicas de acabamento e finalização.

Passo a Passo

  1. Em um recipiente pequeno, coloque o fermento, o sal e 200 ml de água morna. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos coberto com um pano seco ou papel.

  2. Em uma bowl grande, coloque a farinha de trigo, a farinha de glúten e cave um buraco no centro. Adicione o vinho tinto, a mistura de fermento, 200 ml de água (morna) e comece a mexer com a ponta dos dedos, até que a mistura vire uma massa elástica. Dica: você pode usar uma batedeira com um gancho para misturar a massa, caso prefira.

  3. O ponto da massa é bem úmido e pegajoso, quando chegar nesse momento, cubra o bowl com um pano seco e deixe descansar por aproximadamente 50 minutos, ou até que dobre de tamanho. Dica: o tempo pode variar dependendo do clima, quanto mais frio estiver, mais tempo demora para crescer. Se estiver calor, a massa cresce mais rápido.

  4. Preaqueça o forno a 180°C. Retire a película da calabresa e depois corte em cubos de 1 cm. Corte o queijo em cubos de 1 cm. Aqueça uma frigideira em fogo médio e refogue a calabresa por aproximadamente 2 minutos, até que fique levemente dourada. Reserve.

  5. Passado o tempo da massa crescer, quando ela estiver grande e bem fofa, comece a montar o panetone. Serão 3 camadas de massa e 2 de recheio. Coloque 1/3 da massa na forma para panetone e aperte suavemente para espalhar por todo o fundo. Em seguida, coloque metade da calabresa, 1/3 do queijo e metade do flocos de manjericão. Aperte bem até que afundem no meio da massa.

  6. Repita esse mesmo processo fazendo mais uma camada de massa e recheio. Não esqueça de apertar ligeiramente para que o recheio penetre na massa. Finalize cobrindo com o restante da massa e o restante do queijo por cima. Respingue (com a mão molhada) algumas gotas de água por cima da massa também. Apoie a forma do panetone em uma assadeira, leve ao forno e asse por aproximadamente 40 minutos, ou até que o panetone fique com uma crosta dourada.

Veja também

Nhoque de Ricota e Espinafre ao Molho de Tomate e Manjericão
Risoto Negro de Pupunha com Azeite de Açafrão
Frango em Cubos ao Molho de Vinho Tinto com Brócolis e Mini Cenoura