Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Paillard suíno, Purê de Abóbora com Queijo de Cabra e Beterrabas Glaceadas

Tabela Nutricional

Esta receita é extremamente saborosa e, quando provada com todos os elementos do prato em uma só garfada, nota-se a harmonia perfeita da carne de suíno com o sabor adocicado da abóbora, marcado pelo queijo de cabra, e das suculentas beterrabas glaceadas no azedinho do mel com limão.

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Tempere os filés suínos com 1/3 da flor de sal e, em um bowl pequeno, coloque a marinada e mergulhe os filés suínos, massageando-os levemente por 30 segundos. Deixe-os descansar marinando dentro do bowl, de preferência na geladeira. Enquanto isso, descasque a beterraba pré-cozida com um auxílio de uma faca ou descascador. Corte-a primeiramente em rodelas de aproximadamente 1 cm, e em seguida, em bastões de 1 cm de espessura também e reserve.

  2. Corte o queijo de cabra em cubinhos bem pequenos e, em uma panela média com tampa, acrescente toda a abóbora já cozida e amassada, e em seguida o creme de leite, a manteiga e os cubinhos de queijo, e tempere com metade do restante da flor-de-sal e metade da pimenta do reino.

  3. Leve essa panela ao fogo médio e mexa bem por 4 a 5 minutos, para esquentar bem e incorporar os ingredientes, derretendo a manteiga totalmente. O purê ficará com textura cremosa, mas o queijo não irá derreter por completo, então não se preocupe com os pedacinhos. Prove e acerte o sal e a pimenta caso ache necessário e, em seguida, desligue o fogo e reserve o purê na panela tampada.

  4. Corte o limão ao meio e, em seguida, despeje 1/3 do azeite em uma frigideira pequena ou média, em fogo médio, e aqueça-a por 1 minuto. Acrescente a beterraba, o mel e o suco de meio limão (e de 1 limão inteiro na porção pra 4 pessoas) e deixe que cozinhe por cerca de 5 a 8 minutos de acordo com o seu gosto — mais ou menos crocante — , e vá mexendo para soltar o caldo do fundo e não deixar queimar. Mas enquanto isso...

  5. Em uma frigideira antiaderente média ou grande, em fogo alto, aqueça o restante do azeite por 1 minuto e então retire os paillards da marinada, deixe escorrer o excesso de líquido e acrescente-os na frigideira para dourarem de ambos os lados, isto é, aproximadamente 1 minuto de cada lado.

  6. Assim que selarem 1 minuto de cada lado, abaixe o fogo para médio e deixe que os filés salteiem (cerca de mais 2 a 3 minutos de cada lado). Os bifes suínos devem ficar bem passados, conforme vemos na foto, mas não devem ficar secos. Quando a beterraba estiver no ponto desejado(faça um teste com um garfo), pode desligar o fogo e servir com os paillards e o purê. Divirta-se com essa diversidade de cores e sabores!

Veja também

Suflê de Shiitake com Legumes e Ricota
Arroz Vermelho e Abobrinha Gratinada com Brie ao Molho Teriyaki
Caldinho de Feijão na Cachaça com Bacon