Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 302g (1/8 porção) Valor energético 522kcal=2184kj (26%VD); Carboidratos 43.58 (15%VD); Proteínas 32.98 (44%VD);Gorduras totais 23.16 (42%VD); Gorduras saturadas 1.33 (6%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.3 (5%VD); Sódio 1041.52 (43%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1044kcal=4365kj

A Paella é o prato mais famoso e tradicional da culinária espanhola. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação. O Chef Paulo Pessoa elaborou a tradicional Paella Valenciana comportando uma mistura de ingredientes locais e tradicionais, como camarão, mexilhão, frango, calabresa e especiarias.

Assine Agora
Paulo Pessoa

Chef Paulo Pessoa

Formado em gastronomia e com especialização em Madri, o Chef Paulo Pessoa é especializado em cozinha contemporânea. Passou por renomados restaurantes nacionais e internacionais, como o Fasano – Fazenda Boa Vista, o DPNY Beach Hotel Ilha Bela, Grande Hotel SENAC- Campos do Jordão, Hotel ERMITA (em Terragona), Restaurante Terraza (em Barcelona), Il Café Di Roma (em Madrid) e Fasano Las Piedras Restaurante (em Punta del Leste). Atualmente, Paulo Pessoa é Chef e Proprietário da Flavors Flight, uma empresa no mercado da aviação executiva, especializada em catering de alto padrão.

Passo a Passo

  1. Descasque o alho e pique-o em cubinhos. Descasque a cebola e corte em cubos pequenos. Retire a pele da linguiça calabresa, em seguida, corte em cubos pequenos de 2 cm. Corte a sobrecoxa de frango em pedaços menores de 3 cm. Separe o pimentão vermelho do azeite, reservando-o para usar depois. Corte o pimentão em tiras finas. Abra a embalagem do cação e deixe escorrendo a água sobre uma peneira. Se achar necessário corte o cação em pedaços menores, caso estejam grandes. Abra a embalagem dos frutos do mar e retire o sachê de tempero, reservando-o.

  2. Para começar a fazer sua paella, escolha uma panela grande e baixa, caso não tenha uma paellera. Aqueça a panela em fogo alto, com metade do azeite aromático do pimentão (reservado anteriormente). Adicione o alho, a cebola e refogue por 2 minutos, até murcharem. Acrescente a calabresa e frite por 2 minutos. Coloque o frango e deixe fritar mais 5 minutos, até ficar levemente dourado. Então, empurre todos os ingredientes para as laterais da panela, deixando o centro livre.

  3. Derrame o restante do azeite aromático de pimentão no centro da panela e coloque os cubos de cação. Deixe selando por aproximadamente 3 minutos. Dica: não misture constantemente o peixe para não se desfazerem. Em seguida, empurre o cação para a borda e coloque os frutos do mar (exceto o mexilhão com casca). Refogue os frutos do mar por 2 minutos, a seguir, adicione a páprica, o açafrão, 10 sachês de sal, o sachê de tempero reservado no passo 1 e misture bem.

  4. Adicione a ervilha, o pimentão (reserve uma parte para decorar), o arroz e misture delicadamente para incorporar todos o ingredientes.

  5. Coloque o caldo de legumes e acrescente 500 ml de água. Misture bem e coloque uma tampa, coloque no fogo médio, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até que a água seque. O Chef indica abrir um vinho para aguardar o cozimento e a finalização da paella.

  6. Quando faltar 5 minutos para terminar a cocção, disponha os mexilhões com casca e o pimentão reservado por cima da paella, distribuindo harmoniosamente e fazendo uma decoração. Tampe novamente a paella e termine o tempo restante do cozimento. Sirva a paella em um prato e use o azeite de oliva para finalizar regando sobre o prato já servido. Se achar necessário, tempere com o restante do sal a gosto. Bom apetite!

Veja também

Chuleta ao Molho de Alcaparras com Vegetais Assados
Steak Argentino ao Chimichurri com Legumes Tostados
Macarrão Risoni com Brócolis e Mussarela de Búfala