Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 544,5g (1/2 porção) Valor energético 948kcal=3966kJ, VE-VD 0,47 Carboidratos 84g, C-VD 0,28 Proteínas 62g, P-VD 0,83 Gorduras totais 39g, GT-VD 0,71 Gorduras saturadas 2g, GS-VD 0,1 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 8g, FA-VD 0,33 Sódio 2095mg, S-VD 0,87. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos. 

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

948kcal=3966kJ

A Paella é o prato mais famoso e tradicional da culinária espanhola. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação. No geral, cada região e cozinheiro tem sua própria receita de acordo com os produtos disponíveis no local. Assim, o Chef Paulo Pessoa elaborou a tradicional Paella Valenciana comportando uma mistura de ingredientes locais, frescos e tradicionais, como camarão, mexilhão, frango, linguiça calabresa e especiarias.

Assine Agora
Paulo Pessoa

Chef Paulo Pessoa

Nova do Pedaço - Pizzas

Formado em gastronomia na UNISO – Sorocaba e com especialização em Madri, o Chef Paulo Pessoa é especializado em cozinha mediterrânea e italiana. Passou por renomados restaurantes nacionais e internacionais, como o Fasano – Fazenda Boa Vista, o DPNY Beach Hotel Ilha Bela, Grande Hotel SENAC- Campos do Jordão, Hotel ERMITA (em Terragona), Restaurante Terraza (em Barcelona), Il Café Di Roma (em Madrid) e Fasano Las Piedras Retaurante (em Punta del Leste). Atualmente, Paulo Pessoa é Chef e Proprietário da Nova do Pedaço – pizzaria que traz um conceito diferente, prático.

Passo a Passo

  1. Em uma panela grande, coloque 800 ml de água e coloque para ferver em fogo alto. Em seguida, sobre uma tábua, corte o frango em cubos pequenos de 3 cm, tempere com 1 pitada de sal e reserve. Depois, pegue a calabresa, retire a pele e corte-a em cubos pequenos e uniformes. Em seguida, corte os pedaços de pimentão em tiras fininhas (ou julienne) e reserve.

  2. Tempere os frutos do mar com 2 g sal e reserve. Em seguida, quando a água da panela levantar fervura, coloque os camarões, o mexilhão e a lula e escalde-os por 5 minutos. Depois, com auxílio de uma escumadeira, retire os frutos do mar e coloque-os numa vasilha pequena. Diminua o fogo para o mínimo e reserve.

  3. Aqueça uma frigideira antiaderente, ou numa paellera, em fogo médio com metade do azeite. Depois de quente, coloque o alho e a cebola e refogue por 30 segundos. Depois, coloque o frango em cubos e sele, no centro da paellera, por 1 ou 2 minutos. Com uma espátula, empurre-os para as laterais. No centro da paellera, coloque a linguiça e grelhe por 1 minuto, ou até dourar. Empurre-as para os cantos (junto ao frango) e no centro grelhe o cação em cubos por aproximadamente 2 minutos. Por último, adicione os frutos do mar e deixe os mexilhões e algumas lulas para decorar a paella. Coloque 1 concha de caldo de frutos do mar bem cheia. Adicione a páprica, o açafrão e mexa.

  4. Na hora de adicionar o arroz, segundo a dica do chef, coloque aos poucos e fazendo o formato de uma "cruz" na própria paellera - essa técnica garante a quantidade exata de arroz que deve ser usada em determinada paellera. Em seguida, espalhe o arroz com uma espátula e adicione o caldo até cobrir todo o arroz (1 dedo acima). Depois disso, abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos, ou até o arroz ficar macio.

  5. Quando o caldo da paella estiver quase seco, coloque o restante dos frutos do mar para decorar o prato. Segundo o Chef, comece pelos mexilhões, colocando-os na borda da paella. Em seguida, coloque as tiras de pimentões intercalando as cores vermelho e amarelo. Por fim, espalhe as ervilhas frescas para decorar e, por cima de tudo, coloque o restante dos anéis de lula. Deixe cozinhar até secar todo o caldo, por cerca de 2 a 4 minutos.

  6. Ao secar todo o caldo, desligue o fogo, tampe ou cubra com papel alumínio (caso seja pequena sua tampa). Deixe descansar por 3 minutos. Enquanto isso, arrume a mesa para servir. Depois, retire a tampa, regue com o restante do azeite e leve a paella à mesa. Bom Apetite!

Veja também

Macarrão Risoni com Brócolis e Mussarela de Búfala
Maminha ao Molho de Vinho com Purê de Mandioca
Risoto de Alcachofra com Molho Pesto