Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 321,25g (1/4 porção) Valor energético 111kcal=464kj (6%VD); Carboidratos 24g (8%VD); Proteínas 4g (6%VD);Gorduras totais 1g (3%VD); Gorduras saturadas g (0%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 9g (36%VD); Sódio 568mg (24%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

222kcal=928kj

Mais um clássico italiano com a assinatura da Chef Paula Belleza. Um ossobuco sensacional, assado lentamente, com o pedigree dos melhores restaurantes de São Paulo e super fácil de fazer. Confira!

Assine Agora
Paula Belleza

Chef Paula Belleza

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 250°C. Descasque a cebola e corte em cubos grandes. Descasque a cenoura e corte em rodelas grossas. Corte o salsão em pedaços grosseiros. Desfolhe a sálvia.

  2. Tempere o ossobuco com 5 g de sal e a pimenta preta. A seguir, empane na farinha de trigo, passando por todos os lados. Em uma frigideira, aqueça metade do azeite em fogo alto e sele o ossobuco por 5 minutos, virando de lado na metade do tempo, até que ele fique bem dourado.

  3. Enquanto isso, em uma panela média, coloque 1 litro de água com 1/3 do salsão, 1/3 da cebola e 1/3 da cenoura. Deixe ferver em fogo alto. Em um liquidificador, leve o restante dos 3 legumes cortados e processe bem até virar uma pasta. Reserve. Retire o ossobuco da frigideira, coloque-o dentro do saco de alimento e reserve-o, ainda aberto.

  4. Use a mesma frigideira do ossobuco para fazer o tempero. Aqueça o restante do azeite e coloque o mirepoix (legumes batido), misturando e deglaçando (soltando o fundo da frigideira) até ferver. A seguir, agregue o vinho e o tomate sem pele, amassando os pedaços maiores com as costas de uma garfo, até desmanchar. Coloque essa mistura dentro do saco, junto com o ossobuco, feche-o dando um nó e leve ao forno por 1 hora. Vire na metade do tempo.

  5. Dilua a polenta em 300 ml de água fria, misturando bem. Quando a água com os legumes na panela estiver fervendo, retire os legumes e descarte. Mantenha a água fervendo e adicione a polenta dissolvida sem parar de mexer com um fouet ou espátula. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso. Prove de vez em quando para ver se está bem cozida. Caso seja necessário, coloque mais água até que fique no ponto desejado. Tempere com 5 g de sal e misture bem. Reserve.

  6. Retire o papel alumínio da assadeira e deixe o ossobuco assar por mais 5 minutos para dourar a superfície. Em uma frigideira pequena, coloque a manteiga e deixe derreter em fogo médio. Adicione a sálvia (desfolhada) e deixe fritar por aproximadamente 1 minuto, até que a mistura solte o aroma da sálvia. Esquente a polenta (se necessário, adicione um pouco de água). Sirva-a no centro de um prato e coloque o ossobuco por cima. Regue o prato com a manteiga de sálvia. Finalize decorando com a cebolinha inteira sobre o ossobuco.

Veja também

Espetinhos de Salmão ao Molho de Wasabi e Mel
Coxinha Assada de Brócolis e Frango
Merluza de Cauda ao Creme Cítrico com Purê de Ervilha e Hortelã