Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 194g (1/8 porção) Valor energético 353kcal=1479kj (18%VD); Carboidratos 22.98 (8%VD); Proteínas 20.17 (27%VD);Gorduras totais 17.97 (33%VD); Gorduras saturadas 2.06 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.74 (7%VD); Sódio 647.98 (27%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1413kcal=5913kj

O ossobuco é um prato tradicionalmente italiano. Da região da Lombardia, Roma, chamado de chambão de vitela, é um corte muito saboroso, com gordura entremeada. O tutano é uma estrela à parte, fica no meio do osso, cheio de sabor e de textura única. Neste prato, o chef churrasqueiro Ricardo Costa fez uma versão inovadora do ossobuco com temperos típicos italianos, mas com a mistura maltada e adocicada da cerveja preta. Este prato é complementado com a saborosa polenta, com textura cremosa e o sabor único do gruyère, finalizado com uma crocante e deliciosa farofa de funcho e bacon. Uma experiência única!

Assine Agora
Ricardo Costa

Chef Ricardo Costa

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Tempere o ossobuco com 5 g de sal em ambos os lados. Em uma frigideira em fogo médio, aqueça metade do azeite com o alecrim e o louro para soltar o sabor - separe 1 folha de louro para a farofa. Sele o ossobuco dos dois lados por aproximadamente 3 minutos ou até ficar dourado. Transfira o ossobuco para dentro do saco para forno e coloque sobre uma assadeira. Reserve aberto.

  2. Corte o salsão, a cenoura, o bacon e o tomate em cubos de 2 cm. Corte a erva doce em finas fatias. Na mesma frigideira - caso ache necessário, você pode retirar um pouco da gordura -, junte 1/2 do alho, 1/2 da cebola, o tomate, a cenoura o salsão. Tempere com 1 g de sal e refogue por 4 minutos. Adicione a cerveja preta para deglacear, ou seja, soltar o fundo da frigideira e liberar todo o sabor dos legumes. Coloque esse molho dentro do saco e feche dando um nó. Leve ao forno por 40 minutos.

  3. Enquanto isso, faça a polenta. Em uma panela, dissolva a polenta e o leite em 800 ml de água fria, antes de ligar o fogo. Ascenda no fogo alto e comece a mistura com um fouet ou colher até ferver. Assim que ferver, abaixe para o mínimo e não pare de mexer por 5 minutos. Por fim, coloque 1/2 da manteiga e o queijo ralado, mexendo sem parar até que derreta por completo. Apague o fogo e reserve na própria panela para não esfriar. Dica: a polentina/milharina são farinhas de milho pré-cozidas que não precisam de muito tempo para ficar pronta.

  4. Em uma panela em fogo médio, frite o bacon por 2 minutos, até que fique levemente dourado. Então, adicione a erva doce, a folha de louro, o restante da cebola e do alho. Misture bem por mais 1 minuto e adicione a farinha de mandioca. Continue misturando até que ela fique dourada e crocante. Prove e se achar necessário acerte o sal.

  5. Após os 40 minutos, retire o ossobuco do forno e, com muito cuidado para não queimar a mão com o vapor, abra o saco com auxílio de um garfo e verifique se a consistência da carne está macia. Se não estiver, asse por mais alguns minutos. Em seguida, retire o ossobuco e reserve. Depois, coe o molho sobre uma frigideira (descarte os legumes, pois não será mais usado nesta receita). Caso ache necessário, retire o excesso da gordura com uma colher. Dica: você também pode passar um papel toalha pela superfície.

  6. Volte o ossobuco para a frigideira junto com o molho e cozinhe até que reduza e fique espesso. Para montar, escolha um prato fundo de preferência. Coloque a polenta no centro e o ossobuco em cima. Regue com o molho e finalize com a farofa ao lado.

Veja também

Ovo Poché com Espinafre na Baguete com Molho Mostarda
Mini Conchiglione com Cogumelo, Siciliano e Cottage
Frango Cremoso de Wasabi com Legumes e Agrião