Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 242,5g (1/4 porção) Valor energético 382kcal=1598kj (19%VD); Carboidratos 35g (12%VD); Proteínas 24g (32%VD); 13g (24%VD); Gorduras saturadas 1g (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar g (1%VD); Sódio 64mg (3%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

40

Calorias

382kcal=1598kj

O sushi é muito popular e super conhecido no Brasil. Nesta versão, Sassá ensina a sua técnica com a utilização de ingredientes inusitados como azeite trufado e limão siciliano. Experimente!

Assine Agora
Sassá Sushi

Chef Sassá Sushi

Ex-engenheiro – que por acaso se envolveu com a culinária japonesa – ainda se dedica com a força de um guerreiro. Partindo do simples desejo de reunir os amigos em casa, hoje Mestre Sassá comanda como um legítimo samurai o mais eclético e democrático restaurante japonês de São Paulo. É possível que, neste exato momento, Mestre Sassá esteja recebendo seus amigos de longa data, ou atendendo seus clientes – e futuros amigos! – com a simpatia que lhe é peculiar.

Passo a Passo

  1. O primeiro passo é a lavagem do arroz. Encha um bowl com água, coloque o arroz em uma peneira e a peneira no bowl. Caso seja necessário, despeje mais água sobre o arroz, até que todos os grãos fiquem molhados. Com o dedo indicador, faça movimentos circulares mexendo o arroz na peneira por 40 segundos e descarte a água. Repita este processo três vezes. Em uma panela com tampa, coloque o arroz e a mesma medida de água com mais 20%. Adicione o sakê e cozinhe em fogo alto por 8 minutos ou até secar a água. Em outra panela, misture o vinagre de arroz, o açúcar e o sal, e cozinhe em fogo alto até dissolver. Coloque esse soro no arroz ainda quente e mexa para absorver.

  2. Para o preparo do sashimi, separe 240 gramas de lombo de salmão (dois filés). Faça cortes perpendiculares com a espessura de, mais ou menos meio dedo, fazendo apenas um movimento de faca, trazendo-a para você. Raspe o limão siciliano, a gosto, em cima das fatias, sem chegar até a parte branca do limão. Finalize com o azeite trufado no meio de cada fatia de peixe, deixando que escorra para as pontas do sashimi.

  3. Para o niguiri, separe a barriga de salmão, o arroz japonês já cozido e resfriado, e um potinho com água para ajudar a modelar as bolinhas de arroz. Segurando o peixe com a mão esquerda corte com a mão direita mantendo a faca a 45 graus. A faca deve ir até o fim, passando toda pelo peixe. Com isso, você tem o primeiro "neta"- cobertura do niguiri. O neta já sai na medida correta do niguiri.

  4. Depois que cortar todo peixe, molhe a mão esquerda no potinho de água, retire o excesso, e pegue uma porção de arroz fazendo uma bolinha (tipo um brigadeiro) - ela se chama "shari". Coloque a bolinha de arroz da mão esquerda no meio do “neta”, que deve estar acomodado na mão direita. Modele o arroz com o dedo indicador pressionando levemente. Vire o niguiri deixando o arroz para baixo e ajuste as laterais da fatia encostando-as no “shari”.

  5. Para fazer o uramaki, corte a alga pela metade e coloque-a com o lado áspero para cima sobre a esteira, deixando uma sobra de um dedo na ponta. Molhe as mãos e preencha toda a alga com uma camada fina de arroz do centro até as pontas. Salpique gergelim e vire-a deixando o arroz em contato com a esteira. Corte o peixe em tiras de aproximadamente 1 dedo. Enfileire as fatias a meio dedo do centro da alga - próximo a você. Adicione o cream cheese na frente do salmão enfileirado.

  6. Levante a esteira de bambu com o indicador e o polegar, segure o recheio com outros dedos, e passe a esteira por cima do recheio. Libere uma das mãos e abra a ponta da esteira, puxando-a para que a alga envolva o recheio e forme um cilindro. Com a faca limpa e úmida, corte ao meio; limpe a faca e corte ao meio novamente; repita esse processo mais uma vez e terá 8 peças de uramaki. Com a outra metade da alga, siga os passos 5 e 6 novamente, e terá os 16 uramakis para finalizar seu combinado!

Veja também

Ovo Poché com Espinafre na Baguete com Molho Mostarda
Escalope de Shoulder ao Molho de Cebola e Chimichurri
Scramble Tofu com Batatas Tostadas e Vagem