Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 152,83g (1/6 porção) Valor energético 307kcal=671kj (15%VD); Carboidratos 24,38g (8%VD); Proteínas 16,35g (22%VD);Gorduras totais 16,14g (29,%VD); Gorduras saturadas 2,72g (12%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,27g (5%VD); Sódio 1149mg (48%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

922kcal=3857kj

Nhoque é um prato típico italiano e apreciado no mundo todo. Nessa versão, você poderá saboreá-lo com semolina cozida no leite, que deixa sua textura macia, e depois gratinado no forno com muito queijo parmesão. Para completar essa deliciosa iguaria, manteiga trufada com cogumelo eryngui que vai te surpreender!

Assine Agora
Roberto Calafiori

Chef Roberto Calafiori

Sabbatino Rosticceria & Ristorante

Formado em gastronomia, atua há mais de 15 anos no mercado de restaurantes, passando por várias casas, e há dois anos comanda a cozinha do Sabbatino Rosticceria & Ristorante.

Passo a Passo

  1. Comece preaquecendo seu forno a 180°C. Em uma panela, coloque 400 ml de água e dissolva o leite em pó em fogo médio. Assim que ferver, adicione 1 un da manteiga, a noz moscada, 5 sachês de sal e despeje a semolina vagarosamente (para não empelotar), misturando sem parar com um fouet ou batedor de arame, por aproximadamente 5 minutos. Quando a massa começar a endurecer, mexa com uma colher para facilitar. DICA: A semolina é bastante utilizada na culinária para a preparação de massas em geral, para melhorar a textura de caldos, sopas e molhos.

  2. A massa tem que desgrudar do fundo da panela e ficar com textura bem firme. Quando isso acontecer, tire a panela do fogo, adicione 2 colheres (sopa) do queijo ralado e misture até incorporar. Quebre o ovo em um recipiente e adicione na massa, cozinhando e mexendo constantemente até ficar homogêneo.

  3. Coloque a massa em uma assadeira média, de modo que fique com aproximadamente 2 cm de espessura, alisando bem a superfície com as costas de uma colher ou com uma espátula. Leve à geladeira para esfriar e endurecer bem antes de cortar - cerca de 20 minutos. Enquanto isso, em uma panela pequena em fogo alto coloque o creme de leite com 3 colheres (sopa) do queijo parmesão e misture até derreter. Prove e se achar necessário tempere com 1 sachê de sal. Reserve.

  4. Retire a assadeira da geladeira e corte a massa em rodelas, usando um cortador com tamanho de 3 a 5 cm aproximadamente ou a borda de um copo pequeno. Se preferir, você ainda tem a opção de cortar com uma faca em outros formatos, quadrados, retangulares, de acordo com a sua criatividade! Disponha em uma assadeira (pode ser a mesma), lado a lado. Regue com o molho e polvilhe o restante do queijo parmesão por cima. Leve ao forno por aproximadamente 10 ou 15 minutos, ou até dourar.

  5. Corte o cogumelo eryngui em finas fatias no sentido do comprimento. Pique a cebolinha em finas rodelas. Corte o tomate cereja ao meio. Em uma frigideira, aqueça o restante da manteiga em fogo médio e refogue o cogumelo por 3 minutos, virando de lado na metade do tempo, até que eles fiquem ligeiramente murchos.

  6. Adicione o tomate na frigideira e deixe mais 1 minuto. Tempere com 3 sachês de sal e a pimenta, ou de acordo com seu gosto. Por fim, regue com o azeite de trufas aos poucos, para adequar ao seu paladar, misture bem e salpique a cebolinha. Reserve na frigideira para manter aquecido. Sirva o nhoque em um prato e espalhe as fitas de cogumelo entre eles. Decore com os brotos e bom apetite!

Veja também

Charutinho de Couve Recheado de Carne com Coalhada e Salada de Pepino
Menu Completo - Brunch Cheftime & Omeleteria Darín
Lula Recheada de Shimeji ao Molho Teriyaki com Arroz Negro