Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Nhoque de Beterraba ao Pesto com Medalhão Suíno

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Difícil

Tempo de Preparo

50 minutos

Calorias

1062kcal=4444kJ

Nhoque é um prato típico da Itália, a receita original é feita com batata, mas existe uma variedade de versões que podem ser adaptadas, como esse, que foi feito com beterraba que dá cor e um leve sabor adocicado. Aprenda a "botar a mão na massa" de verdade e brincar com sua criatividade.

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Descasque a batata e a beterraba e corte-as em cubos de aproximadamente 3 cm. Coloque-as em uma panela, cubra com água e deixe cozinhar em fogo alto, por aproximadamente 25 minutos, ou até que estejam macias.

  2. Para fazer o molho pesto, pique o manjericão finamente, o alho em cubos bem pequenos e coloque-os em um bowl. Adicione a castanha de caju, o queijo ralado, cerca de 50 ml de azeite, tempere com sal e misture bem. Se preferir coloque todos esses ingredientes em um mixer e triture por 1 minuto.

  3. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira em fogo médio e, sele o mignon suíno por aproximadamente 4 minutos, ou até que estejam dourados, vire de lado na metade do tempo. Tempere os filés com sal e pimenta e reserve.

  4. Retire a batata e a beterraba da água, mantendo a água fervendo na panela. Coloque-as em um liquidificador ou mixer e processe até que vire um purê. Se preferir, amasse-as com um garfo para adquirir um purê mais rústico. Em um bowl, junte o purê, a batata em flocos, o ovo, a manteiga, o pó de beterraba, 1/3 da farinha de trigo cerca de 1 colher de chá de sal. Misture bem com uma colher.

  5. Quando perceber que a mistura começou a desgrudar do bowl, polvilhe uma superfície lisa com um pouco de farinha de trigo e, coloque a massa. Continue misturando a massa, agora com as mãos, e adicionando o restante da farinha aos poucos, até sentir que está macia e pronta para modelar, ou seja, quase desgrudando dos dedos. Atenção: não precisa usar necessariamente toda a farinha de trigo, pode ser que sobre, dependendo da textura da massa.

  6. Então comece a modelar a massa enrolando cilindros compridos de aproximadamente 3 cm de espessura. Corte o cilindro em pedaços de 3 cm obtendo assim formatos de nhoques. Coloque os nhoques na panela com a água fervendo e, quando eles subirem à superfície retire com uma escumadeira. Sirva em um prato com o pesto e disponha os filés ao lado.

Veja também

Cação ao Molho de Limão Siciliano com Ervilha Torta
Medalhão de Alcatra ao Molho de Café com Purê de Batata
Mini Almôndegas de Peru ao Molho Teriyaki com Quinoa Mista