Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 195g (1/8 porção) Valor energético 372kcal=1558kj (19%VD); Carboidratos 23.01 (8%VD); Proteínas 15.75 (21%VD);Gorduras totais 23.97 (44%VD); Gorduras saturadas 3.27 (15%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.5 (10%VD); Sódio 1086.93 (45%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

45

Calorias

1489kcal=6228kj

A receita foi elaborada com ingredientes típicos dessa culinária paulistana, como o nhoque grelhado de abóbora cabotiá ao molho de queijo coalho e crisp de carne seca. Delicie-se nessa experiência deliciosa!!

Assine Agora
Isabella Durante

Chef Isabella Durante

Isabella Durante, 23 anos, se formou em gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi no ano de 2013. Inicialmente, estagiou no Hotel Tivolli e, logo depois, trabalhou ao lado de renomados Chefs de cozinha como Daniel Redondo, Rodrigo Oliveira e Jefferson Rueda. Além disso, participou de eventos com importantes Buffets da cidade de São Paulo - Buffet Charlô, Rojo e Renato Aguiar. Despojada e criativa, participou do reality show “Hell´s Kitchen Brasil 3°edição” e conquistou a sexta colocação. Atualmente, comanda uma cozinha, na região da Paulista, cuja especialidade é culinária Italiana.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque a abóbora em uma assadeira com 50 ml de água no fundo e leve ao forno para assar por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem macias. Pique a pimenta biquinho ao meio. Desfolhe o coentro. Rale o queijo coalho na parte grossa de um ralador, (se preferir, corte em cubos pequenos). Separe a gema e descarte a clara do ovo.

  2. Faça o vinagrete. Em um recipiente, misture a cebola roxa, a pimenta biquinho, o vinagre, 1 g de sal, metade do azeite e reserve. Patra fazer o molho, bata no liquidificador ou mixer, o creme de leite e o queijo coalho, até que fique homogêneo. Despeje a mistura em uma panela média, em fogo médio mexa por aproximadamente 5 minutos, ou até que comece a encorpar e fique com textura cremosa de molho. Mantenha na panela para não esfriar.

  3. Em uma assadeira, espalhe a carne seca desfiada. Retire a abóbora do forno e certifique-se de que esteja macia. Então, coloque a carne seca no forno e asse por 10 minutos, ou até que fique crocantes e sequinhas. Coloque a abóbora em um bowl (sem a água, caso ainda tenha no fundo da assadeira). Amasse-a com a ajuda de um garfo até virar um purê. Se preferir que fique bem lisinho, passe na peneira, mas isso é opcional.

  4. Adicione o parmesão ralado, a noz moscada, 3/4 da fécula de batata, a gema do ovo e 3 g de sal (ou a gosto, lembrando que o queijo já é salgado. Misture muito bem até formar uma massa homogênea. Se achar necessário, coloque mais fécula e misture até que chegue na textura. Unte as mãos com pouquinho do azeite e então boleie a massa em bolinhas de 2 cm de diâmetro mais ou menos.

  5. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo e derreta a manteiga de garrafa com o restante do azeite. Coloque os nhoques e deixe dourar por aproximadamente 2 a 3 minutos. Vire de lado e deixe mais 2 minutos para que o dourado fique bem distribuído pelo nhoque. Sirva o nhoque em um prato e coloque o molho de queijo coalho por cima, o crisp de carne seca e finalize com o vinagrete no topo.

Veja também

Empadão de Frango com Milho
Maminha ao Molho de Vinho com Purê de Mandioca
Isca de Linguado em Crosta de Coco com Legumes