Receba receitas e promoções exclusivas

Me inscrever

Moqueca de Tabuleiro com pirarucu grelhado

Tabela Nutricional

Porção de 642,5g (1/2 porção) Valor energético 973kcal=4071kJ, VE-VD 0,49 Carboidratos 73g, C-VD 0,24 Proteínas 43g, P-VD 0,57 Gorduras totais 61g, GT-VD 1,11 Gorduras saturadas 11g, GS-VD 0,51 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 8g, FA-VD 0,34 Sódio 1310mg, S-VD 0,55. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

973kcal=4071kJ

A intenção do prato, segundo o Chef Zeca Amaral, é brincar com a mistura de regionalidades e sabores do Brasil. O prato foi elaborado com um delicioso peixe de carne branca, Pirarucu, que é grelhado e dourado antes de começar a moqueca com leite de coco e azeite de dendê. Ao lado, foi acrescentado uma farofinha crocante de coco queimado e arroz cremoso de coco. Essa mistura de sabores enriquecerá sua mesa e seu paladar, pois todo dia é dia de moqueca. Confira!

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Zeca Amaral

Chef Zeca Amaral

Cozinha com Z

Apaixonado pelas panelas Zeca Amaral resolveu tirar o paletó para estudar gastronomia. Baiano de nascimento, coração e alma, cresceu em meio às gamelas apimentadas e meladas de dendê, mas foi entre os livros da faculdade que ampliou seus horizontes, se rendendo aos encantos dos ricos e diversos sabores do Brasil. Decidiu então dedicar sua vida de chef a descobrir, preservar e reler as maravilhosas receitas criadas nos quatro cantos país. Sem abandonar a tradicional e apelidada “comida de mainha”. É esse gosto de Brasil, acalorado por temperos de família, que ele leva hoje para as receitas deliciosamente divertidas, intuitivas e criativas que cria no Cozinha com Z.

Passo a Passo

  1. Coloque numa panela média ou leiteira com 3 dedos de água para aquecer em fogo alto. Pegue outra panela média, coloque em fogo alto com um fio de azeite e depois de quente, adicione uma colher de café da cebola. Depois de 30 segundos adicione o arroz e misture por 1 minuto. Despeje a água pré aquecida (3 dedos acima). Quando começar ferver, tampe, diminua o fogo no mínimo e cozinhe o arroz até secar a água, cerca de de 10 a 15 minutos. Em quanto isso, corte o tomate ao meio, retire o centro com uma colher e descarte-o. Corte o restante em cubos pequenos e reserve. Em seguida, separe 2 ramos do coentro para a decoração final do prato e corte o restante finamente.

  2. Para fazer a farofa, coloque uma frigideira antiaderente para esquentar, depois de quente, adicione o coco ralado e misture em torno de 1 minuto (ou até ficar levemente dourado), retire da frigideira e reserve-o. Na mesma frigideira, coloque a manteiga, um fio de azeite, 1/2 da cebola e deixe refogar por 1 minuto. Adicione aos poucos, toda a farinha de mandioca flocada e sempre mexendo, em fogo baixo, por cerca de 2 minutos. Em seguida, coloque 1/2 do coco queimado e ajuste o sabor com 2 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve-a numa vasilha.

  3. Tempere o peixe com 3 g de sal e suco de 1/2 limão (separe a outra metade para o tempero da moqueca). Em seguida, descasque a banana e corte-a ao meio no sentido do comprimento, depois em fatias médias, como se fosse uma meia lua. Em seguida aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto com um fio de azeite (1 colher de chá), depois de quente, grelhe a banana cerca de 1 a 2 minutos, ou até dourar bem. Transfira as bananas grelhadas para um recipiente e reserve.

  4. Em seguida, na mesma frigideira que grelhou a banana, adicione 1 colher de chá de azeite. Depois de quente, grelhe o peixe temperado no passo anterior por aproximadamente 2 a 3 minutos cada lado, ou até dourar e desgrudar facilmente. Segundo a dica do Chef é importante ao colocar o peixe na frigideira não mexer mais, somente na hora de virar. Depois de grelhar os dois lados, retire os peixes da frigideira e reserve-os. Dica faça um ou dois filés no máximo, pois ao colocar muitos peixes na frigideira ele soltarão muita água e cozinhará ao invés de grelhar.

  5. Aqueça uma frigideira, fogo médio, com restante do azeite. Depois de quente, adicione o azeite de dendê, o restante da manteiga e da cebola, refogue por 30 segundos. Coloque o pimentão verde, o vermelho, a pimenta dedo-de-moça e o tomate cortado, cozinhe tudo de 3 a 4 minutos. Em seguida, adicione 3/4 do leite de coco, o suco de 1/2 limão separado e deixe apurar por 1 minuto. Quando começar a ferver, diminua o fogo no mínimo e coloque o peixe grelhado, regando-o com o molho. Adicione a banana grelhada anteriormente e deixe mais 1 minuto. Ajuste o sabor com 2 g de sal e adicione 1/2 do coentro cortado. Misture com cuidado, desligue o fogo e reserve.

  6. Para finalizar o arroz de coco, solte com cuidado e auxilio de um garfo o arroz cozido. Em seguida leve a panela ao fogo médio e adicione o restante do leite de coco com 100 ml de água diluído na própria garrafinha. Misture bem e ajuste o sal com 3 g de sal ou de acordo com seu paladar. Misture por 2 minutos. Ao final, coloque o restante das folhas de coentro por cima o restante do coco ralado dourado. Na hora de servir, coloque-o num prato com a moqueca de pirarucu grelhado de um lado e a farofa de coco queimado do outro. Bom apetite.

Esta receita combina com

Vinho
TRIBUTO A NORCELO BRANCO

Aromas de frutas tropicais, lembrando abacaxi, lichia e notas florais delicadas e muito agradáveis. Enogastronomia: entradas frias, saladas de folhas verdes ou comida tailandesa.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Tabule de Quinoa Mista com Endívias Recheadas de Ricota, Mel e Nozes
Arroz Vermelho com Abobrinha Gratinada com Brie ao Molho Teriyaki
Salada Verde com Tomate Seco e Queijo Minas