Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 590g (1/2 porção) Valor energético 746kcal=3133KJ (37%VD); Carboidratos 89g (30%VD); Proteínas 49g (65%VD);Gorduras totais 15g (27%VD); Gorduras saturadas 3g (14,%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 7g (28,%VD); Sódio 1373mg (57,%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

746kcal=3133KJ

Uma forma inovadora de utilizar uns dos ingredientes mais consumidos no Brasil. Isso mesmo, na receita você poderá conferir que a cachaça artesanal envelhecida em tonéis de amburana é capaz de expressar nuances de madeira e floral, valorizando ainda mais essa deliciosa composição. Neste caso, faz parte da marinada do filé mignon suíno que vem acompanhado por chutney de banana, uma preparação de origem indiana a base de frutas, especiarias, açúcar e vinagre.

Assine Agora
Igor Blinstrub

Chef Igor Blinstrub

Citron Gastronomia

Formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Igor inicia sua carreira na Enoteca Acqua Santa, passou pelo restaurante Tordesilhas ao lado da Chef e estudiosa da culinária brasileira Mara Salles. Atuou também no Restaurante Buttina, no Restaurante Rôti e há dez anos consolida um importante trabalho na casa de eventos Citron Gastronomia.

Passo a Passo

  1. Desfolhe o alecrim, o tomilho e o coentro. Pique o alecrim, o tomilho e a cebolinha finamente e mantenha as folhas do coentro inteiras. Em um bowl, coloque os filés de mignon suíno, adicione 1/3 do azeite, 5 sachês de sal, o tomilho, o alecrim, metade da pimenta preta e a cachaça de amburana. Misture bem para temperar todos os lados dos filés e deixe marinar por aproximadamente 10 minutos.

  2. Aqueça uma panela em fogo médio e aqueça metade do restante do azeite. Adicione a pimenta dedo de moça (aos poucos para adequar ao seu paladar), as folhas do coentro e a cebola roxa picada. Refogue por aproximadamente 2 minutos, ou até murchar.

  3. Enquanto isso, descasque a banana e corte-a em rodelas de 1 cm de espessura. Adicione a banana na panela junto ao refogado e misture delicadamente por 1 minuto. Adicione o mel, mexendo de vez em quando até que o chutney fique caramelado, por cerca de 2 minutos. DICA: cuidado para não mexer demais, para a banana não virar purê.

  4. Passados os 3 minutos, adicione o vinagre e mexa delicadamente para deglacear, ou seja, soltar os sabores do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a mostarda em grãos e 3 sachês, ou de acordo com seu paladar. Reserve na panela para mantê-lo aquecido. Seguindo a dica do chef, este é um bom momento para abrir um vinho.

  5. Aqueça uma frigideira em fogo alto, adicione o restante do azeite e sele os medalhões por 4 minutos cada lado. Ao final do processo, apague o fogo, adicione a marinada e tampe a frigideira deixando no vapor por pelo menos, 3 minutos.

  6. Monte uma base com o chutney de banana e disponha sobre ele os medalhões e o finalzinho de marinada da frigideira. Finalize com a cebolinha picada.

Veja também

Salada de Quinoa Mista, Agrião e Damasco
Panqueca de Carne e Abobrinha ao Molho de Tomate
Beef Wellington Vegetariano de Funghi com Legumes e Redução de Shoyu