Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 159g (1/8 porção) Valor energético 204kcal=853kj (10%VD); Carboidratos 8.59 (3%VD); Proteínas 18.75 (25%VD);Gorduras totais 9.18 (17%VD); Gorduras saturadas 1.13 (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.71 (7%VD); Sódio 357.45 (15%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

815kcal=3411kj

Essa semana o nosso Chef Paulo Savioli preparou uma receita deliciosa que une um produto tipicamente brasileiro, a jabuticaba, de uma forma harmonica com a delicadeza dos cogumelos shitake e o cremoso purê de cenoura que complementa este prato rico de sabores e texturas.

Assine Agora
Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Aqueça o forno a 200°C. Descasque as cenouras e corte em pedaços grosseiros de 3 cm. Coloque em uma panela, cubra com 3 dedos acima de água e cozinhe por aproximadamente 20 minutos ou até ficar macia. Desfolhe o alecrim (reserve um raminho para decorar) e pique finamente. Desfolhe o tomilho Corte os cogumelos em fatias finas.

  2. Amarre os medalhões de filé suíno dando uma volta com o barbante e apertando levemente, para que mantenham o formato redondo durante o processo. Tempere os filés com 4 g de sal dos 2 lados.

  3. Em uma frigideira, aqueça metade da manteiga em fogo médio e sele os medalhões por 2 minutos cada lado, ou até dourar. Em seguida, transfira os filés para uma assadeira e termine a cocção no forno, assando por aproximadamente 10 minutos.

  4. Na mesma frigideira em fogo médio, adicione o restante da manteiga e refogue os cogumelos, raspando o fundo que ficou do filé, para soltar o sabor. Adicione a cachaça, tempere com 2 g de sal e as folhas de tomilho aos poucos, adequando ao seu paladar. Deixe evaporar o álcool cozinhando por aproximadamente 3 minutos em fogo baixo. Reserve em um recipiente.

  5. Em uma panela em fogo médio, coloque a polpa de jabuticaba, o vinho tinto, o melado de cana e o alecrim picado, para reduzir pela metade, por aproximadamente 3 minutos, até engrossar. Por fim acrescente o restante da manteiga e misture rapidamente sem parar até derreter. Tempere com 1 g de sal e reserve.

  6. Escorra a água da cenoura e coloque-a em um liquidificador ou mixer com o queijo cottage. Processe até ficar um creme liso e homogêneo. Se achar necessário, volte para a panela para esquentar novamente. Tempere com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Para montar o prato, coloque uma colher de purê embaixo e espalhe. Monte os filés em cima (não se esqueça de retirar o barbante antes) e regue com o molho de jabuticaba. Coloque os cogumelos ao lado e decore com os ramos de alecrim.

Veja também

Ragu de Mignon com Polenta Recheada de Queijo
Cebola Assada Envolta em Parma com Cream Cheese e Lentilha Vermelha
Picanha Suína com Crosta de Ervas e Legumes Assados