Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 243,5g (1/4 porção) Valor energético 568kcal=1240kj (28,%VD); Carboidratos 73g (24%VD); Proteínas 23g (31%VD);Gorduras totais 11g (20%VD); Gorduras saturadas 2g (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1g (3%VD); Sódio 1498mg (62%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1136kcal=4751kj

A Chef Gilga Bley preparou uma receita cheia de personalidade que vai surpreender toda sua família. Um prato comfort food composto de medalhão de mignon flambado no conhaque e finalizado com a saborosíssima crosta de castanha, acompanhado de risoto ao perfume de fava de baunilha e shiitake. Chique e irresistível, concorda?

Assine Agora
Gilda Bley

Chef Gilda Bley

Formada em direito, fez pós graduação em administração de empresas e, por causa da paixão pela comida estudou gastronomia, posteriormente fez um curso de extensão nos Estados Unidos (The Culinary Institute of América). Foi sócia de uma escola de Gastronomia em Curitiba, época em que estudou confeitaria em São Paulo. Em 2015 recebeu um convite para ser Sous Chef do programa Hell's Kitchen (SBT). Mudou-se para São Paulo e desde então trabalha em projetos de televisão e Internet. Hoje é Sous Chef do Hell's Kitchen (SBT), repórter e coapresentadora do programa Papo em Dia (RBTV) junto com o Luciano Faccioli, repórter do programa Vida e Estilo (RBTV), dá aulas no Eataly Brasil além de realizar diversos workshops ensinando gastronomia para adultos e crianças.

Passo a Passo

  1. Comece preaquecendo seu forno a 180°C. Para fazer o caldo do risoto, adicione em uma panela o caldo de legumes e 800 ml de água. Deixe ferver em fogo médio. Desfolhe o tomilho. Corte o cogumelo shitake em fatias finas. Com a ponta de uma faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, e raspe seu interior, de ponta a ponta, retirando as bolinhas pretas. Reserve a casca e as bolinhas da fava. DICA: a fava de baunilha é um ingrediente nobre da gastronomia, conferindo sabor e aroma incríveis nos pratos em que é utilizada!

  2. Tempere os medalhões com 3 g de sal e metade da pimenta, ou de acordo com seu paladar. Em uma frigideira, coloque 1/3 da manteiga em fogo alto e sele-os por 4 minutos, virando os lados até que fiquem dourados.

  3. A seguir, despeje o conhaque e incline levemente a frigideira para que a chama do fogo alcance o conhaque. Então, com cuidado, balance a frigideira de um lado para o outro, flambando os medalhões, até que a chama apague sozinha. DICA: caso tenha receio de flambar os medalhões desta forma, você também pode acender um fósforo e cuidadosamente tocar com a chama na superfície do conhaque e, em seguida, continue o processo de flambar normalmente. Retire os medalhões da frigideira e deixe-os descansarem por 5 minutos em um prato. Enquanto isso, coloque a farinha de castanha de caju em outro prato.

  4. Passe um papel toalha nos medalhões para tirar toda a umidade, isso ajudará a crosta a grudar melhor. Em seguida, passe as laterais dos medalhões pela farinha no prato, fazendo uma crosta. Coloque os medalhões em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos para que a carne fique no ponto. Caso prefira mais passado, deixe por mais 5 minutos.

  5. Em uma panela, aqueça 1/3 da manteiga em fogo médio e refogue a cebola por 1 minuto. Acrescente o arroz com a fava de baunilha (a casca e todo seu interior que foi raspado) e misture bem. Coloque o vinho branco seco e mexa até evaporar. A acidez do vinho evita que o amido dos grãos do arroz se desintegre rapidamente. Acrescente o caldo de legumes, aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque e esteja al dente e cremoso.

  6. Acrescente o queijo parmesão e o shitake e não pare de mexer até derreter. Lembre-se de deixar o risoto sempre cremoso. Então, caso necessário, acrescente mais caldo e mexa bastante. Por fim, coloque o restante da manteiga e mexa até derreter por completo. Tempere com 5 g de sal, o restante da pimenta-do-reino ou de acordo com seu paladar, e finalize com 3/4 das folhas de tomilho. Antes de servir, retire a casca da baunilha e sirva o risoto em um prato. Coloque o medalhão por cima e decore com o restante do tomilho.

Veja também

Poke Havaiano de Salmão Marinado no Óleo de Gergelim
Bifum Fresh com Legumes e Semente de Girassol
Bruschetta de Pepperoni com Redução de Aceto Balsâmico