Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 150g (1/8 porção) Valor energético 215kcal=902kj (11%VD); Carboidratos 25.57 (9%VD); Proteínas 11.12 (15%VD);Gorduras totais 8.24 (15%VD); Gorduras saturadas 3.4 (15%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.09 (8%VD); Sódio 256.39 (11%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

862kcal=3608kj

Filé mignon servido com uma delicada crosta de goiabada cascão, harmonizado com purê de queijo cremoso, com o sabor das échalotes tostadas e, ao mesmo tempo, com a delicada acidez da redução de balsâmico. Experimente!

Assine Agora
Alessandra Marcossem

Chef Alessandra Marcossem

Cheftime

Formada inicialmente em Arquitetura e Urbanismo, Alessandra resolveu mudar de carreira durante um intercâmbio na Irlanda. Estudou culinária na Itália e voltando ao Brasil se formou pelo ICIF no sul do país. Passou por casas como Alessandro & Frederico, Entretapas do chef Jan Santos e participou de grandes eventos no Rio de Janeiro. Em São Paulo atuou no Buffet Charlô que abriu portas para o projeto Cheftime.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e corte em pedaços médios de tamanhos aproximados, para ter o mesmo tempo de cocção. Leve ao fogo médio alto uma panela média com as batatas, 1 g de sal e água até cobrir. Depois que levantar fervura, marque 15 minutos ou até as batatas estarem macias. Corte a goiabada em pedaços pequenos, amasse com um garfo até virar uma pasta e reserve.

  2. Em uma panela pequena, ferva 500 ml de água em fogo alto. Descasque a cebola échalote, então adicione-as em água fervendo e cozinhe por 3 minutos. Escorra a água e corte-as ao meio. Aqueça uma frigideira antiaderente e, quando estiver bem quente (esfumaçando), acrescente 1/3 do azeite e coloque as échalotes com o corte para baixo. Deixe tostar por aproximadamente 3 minutos e reserve.

  3. Tempere os dois lados dos medalhões com 3 g de sal e metade da pimenta preta. Em fogo alto, aqueça a mesma frigideira que usou nas échalotes até ficar bem quente, adicione metade do restante do azeite e disponha os medalhões, deixando grelhar apenas 30 segundos cada lado aproximadamente. O importante é somente selar e dourar a superfície.

  4. Depois de dourar as superfícies dos medalhões, apoie-os em uma tábua e cubra as superfícies do topo com a pasta de goiabada. Coloque-os em uma assadeira untada com algumas gotinhas do azeite restante e leve ao forno por 10 minutos. Seguindo a dica do chef, este é um bom momento para abrir um vinho.

  5. Ainda na mesma frigideira que selou o mignon, adicione o aceto balsâmico e leve ao fogo com o açúcar em chama média para baixa. Deixe por 5 minutos ou até reduzir e espessar, depois reserve. Retire as batatas da cocção e escorra bem a água. Amasse-as com ajuda de um garfo e, se possível, passe a massa por uma peneira para um resultado mais liso e homogêneo.

  6. Aqueça a panela (da batata) em fogo médio e adicione a manteiga e o que sobrou do azeite. Ao derreter, coloque o tomilho e deixe por 40 segundos para aromatizar. Retire o tomilho e adicione a batata, 2 g de sal e mexa por 3 minutos ou até aquecer a massa. Então adicione o queijo parmesão e continue mexendo por mais um minuto e meio. Prove e, se precisar, acerte o sal e o restante da pimenta de acordo com o seu paladar. Se achar necessário reaqueça a redução do balsâmico. Sirva então o purê com os medalhões, as échalotes e a redução do balsâmico ao redor.

Veja também

Rolinho Vietnamita de Salmão com Molho de Wasabi
Chuleta ao Molho de Alcaparras com Vegetais Assados
Tilápia ao Molho Funghi com Batata Doce ao Alecrim