Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 166g (1/8 porção) Valor energético 260kcal=1088kj (13%VD); Carboidratos 20.6 (7%VD); Proteínas 14.17 (19%VD);Gorduras totais 13.79 (25%VD); Gorduras saturadas 1.98 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.38 (6%VD); Sódio 403.54 (17%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1039kcal=4349kj

A receita foi elaborada com influência de um dos doces mais marcantes da culinária brasileira. Trata-se do Romeu e Julieta, uma combinação simples e excêntrica de dois ingredientes, a goiabada e o queijo minas! Cria-se um novo conceito de Romeu e Julieta, transformando esse marco da memória de muitos brasileiros num delicioso prato: filé mignon servido com uma delicada crosta de goiabada cascão, harmonizado com purê de queijo cremoso, com o sabor das échalotes tostadas e, ao mesmo tempo, com a delicada acidez da redução de balsâmico. Experimente!

Assine Agora
Alessandra Marcossem

Chef Alessandra Marcossem

Cheftime

Formada inicialmente em Arquitetura e Urbanismo, Alessandra resolveu mudar de carreira durante um intercâmbio na Irlanda. Estudou culinária na Itália e voltando ao Brasil se formou pelo ICIF no sul do país. Passou por casas como Alessandro & Frederico, Entretapas do chef Jan Santos e participou de grandes eventos no Rio de Janeiro. Em São Paulo atuou no Buffet Charlô que abriu portas para o projeto Cheftime.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e corte em pedaços médios de tamanhos parecidos, para ter o mesmo tempo de cocção. Leve ao fogo médio para alto uma panela média com as batatas, 1 g de sal e água até cobrir. Depois que abrir fervura, marque 15 minutos ou até as batatas estarem macias. Rale os dois tipos de queijos. Corte a goiabada em pedaços pequenos, amasse com um garfo até virar uma pasta e reserve.

  2. Em uma panela pequena, ferva 500 ml de água em fogo alto. Descasque a cebola échalote, então adicione-a na água fervendo e cozinhe por 3 minutos. Escorra a água e corte-as ao meio. Aqueça uma frigideira antiaderente e, quando estiver bem quente (esfumaçando), acrescente 1/3 do azeite e coloque as échalotes com o corte para baixo. Deixe tostar por aproximadamente 3 minutos. Reserve.

  3. Tempere os dois lados dos medalhões com 3 g de sal e metade da pimenta preta. Em fogo alto, aqueça a mesma frigideira que usou nas échalotes até ficar bem quente, adicione metade do restante do azeite e disponha os medalhões, deixando grelhar apenas 30 segundos cada lado aproximadamente. O importante é somente selar e dourar a superfície.

  4. Depois de dourar as superfícies dos medalhões, apoie-os em uma tábua e cubra as superfícies do topo com a pasta de goiabada. Coloque-os em uma assadeira untada com algumas gotinhas do azeite restante e leve ao forno por 10 minutos. Seguindo a dica do chef, este é um bom momento para abrir um vinho.

  5. Ainda na mesma frigideira que selou o mignon, adicione o aceto balsâmico e leve ao fogo com o açúcar em chama média para baixa. Deixe por 5 minutos ou até reduzir e espessar, depois reserve. Retire as batatas da cocção e escorra bem a água. Amasse-as com ajuda de um garfo e, se possível, passe a massa por uma peneira para um resultado mais liso e homogêneo.

  6. Aqueça a panela (da batata) em fogo médio e adicione a manteiga e o que sobrou do azeite. Ao derreter, coloque o tomilho e deixe por 40 segundos para aromatizar. Retire o tomilho e adicione a batata, 2 g de sal e mexa por 3 minutos ou até aquecer a massa. Então adicione o queijo minas padrão, o queijo gruyere e continue mexendo por mais um minuto e meio. Finalize com o creme de leite e mexa por 1 minuto até ficar homogêneo, prove e, se precisar, acerte o sal e o restante da pimenta de acordo com o seu paladar. Se achar necessário reaqueça a redução do balsâmico. Sirva então o purê com os medalhões, as échalotes e a redução do balsâmico ao redor.

Veja também

Cação ao Molho de Alcaparras com Cevada e Couve Manteiga
Tacos Mexicanos de Frango ao Cominho
Frango com Coentro, Arroz de Coco e Echalote Caramelizada