Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 238g (1/2 porção) Valor energético 338kcal=1416kj (17%VD); Carboidratos 12g (4%VD); Proteínas 20g (27%VD);Gorduras totais 17g (32%VD); Gorduras saturadas 12g (56,%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 3g (10%VD); Sódio 2105mg (88%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

677kcal=2832kj

Uma receita leve, com múltiplas influências e sabores que buscam ressaltar texturas. O chef Mailson resgatou neste prato toda a suavidade e sabor da Merluza selada e concentrada pela marinada de vodka, além do couscous e dos legumes para acompanhar. Faça e deguste de todas essas delícias num único prato!

Assine Agora
Mailson da Silva

Chef Mailson da Silva

Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão

Passo a Passo

  1. Primeiramente, comece marinando o peixe. Coloque os filés de merluza em um recipiente, tempere-os com 5 sachês de sal e o lemon pepper. Adicione um fio de azeite (1 colher de sopa) e despeje a vodka. Deixe descansando enquanto prepara o restante da receita. Coloque uma panela média com 600 ml de água para ferver em fogo alto.

  2. Pique a salsinha finamente e reserve. Corte a cenoura, a abobrinha e a berinjela (com casca) em cubos pequenos de 1 cm. Quando a água da panela ferver, coloque primeiro a cenoura e marque 3 minutos. Em seguida adicione a abobrinha e marque mais 1 minuto. Escorra a água dos legumes e separe 100 ml. Coloque o couscous em um recipiente e adicione a água (100 ml) ainda quente. Misture bem e depois tampe. DICA: segundo o chef, essa é uma maneira diferente de hidratar o couscous marroquino, ou seja, pouca água e uso da tampa. Tal procedimento impede que o couscous amoleça demais. Deixe descansando por 5 minutos.

  3. Reserve os legumes em um recipiente e use a mesma frigideira a seguir. Aqueça um fio do azeite (1 colher de sopa) e, depois de quente, coloque a berinjela para dourar por 1 minuto. Em seguida, coloque a cebola e doure por mais 1 minuto. Adicione o restante dos legumes (abobrinha e cenoura) e doure de 2 a 3 minutos, ou até ficarem levemente corados.

  4. Para finalizar, depois que os legumes ficarem levemente dourados, adicione o couscous marroquino e, com as costas de uma colher, aperte delicadamente para soltar os grãos. Misture tudo por mais um minuto e ajuste o sabor com 4 sachês de sal, a salsa picadinha e o orégano. Misture bem, desligue o fogo e reserve o couscous em um recipiente.

  5. Coloque a mesma frigideira (limpa) para esquentar em fogo alto. Adicione o restante do azeite junto com a manteiga e espere derreter. Coloque os filés de peixe na frigideira (reserve a marinada) e sele-os por aproximadamente 3 a 4 minutos de cada lado, ou até ficarem bem dourados. DICA: quando colocá-los na frigideira, não mexa até que forme uma crosta na parte debaixo, só então vire-os para o outro lado. Isso garante que eles não fiquem quebradiços. Por fim, despeje a marinada da vodka e deixe evaporar por completo, até secar.

  6. Na montagem do prato, comece colocando o couscous marroquino de mini legumes no centro do prato ou de acordo com sua criatividade. Em seguida, coloque o filé por cima, espalhe os brotos por toda a superfície e pronto. Se achar necessário, acerte o sal. Esse é um bom momento para abrir um vinho. Bom apetite.

Veja também

Bowl Oriental de Mignon Suíno Agridoce com Moyashi
Sobrecoxa de Frango Masala com Quinoa
Suflê de Shitake com Legumes e Ricota