Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 155g (1/8 porção) Valor energético 165kcal=689kj (8%VD); Carboidratos 9.87 (3%VD); Proteínas 11.19 (15%VD);Gorduras totais 8.52 (15%VD); Gorduras saturadas 0.4 (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.06 (4%VD); Sódio 435.08 (18%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

659kcal=2756kj

Um filé alto de um peixe branco e saboroso. Um toque mediterrâneo no molho de tahine e na salada de tomate, erva doce e pepino. Misturas clássicas e incríveis que certamente brilharão à sua mesa! Bom apetite!

Assine Agora
Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Comece pela mise en place. Corte o tomate em cubos de 2 cm. Corte o pepino em rodelas grossas de 2 cm e depois corte as rodelas ao meio, em formato de meia lua. Corte a erva doce em pedaços de 1 cm.

  2. Corte o pão em cubos de aproximadamente 1 cm. Coloque os cubos em uma assadeira, tempere com 2 g de sal e um fio de azeite (10 ml). Asse por aproximadamente 10 minutos, ou até que estejam torrados com a cor marrom clara. Cheque o forno a cada 2 minutos para não queimar. Caso seja necessário, mexa os cubos, virando-os de lado para dourarem por igual.

  3. Retire os filés de merluza da embalagem e passe um papel toalha ou pano seco nos lados, para que saia toda a umidade antes de selar. A seguir, tempere-os com 4 g de sal e a pimenta do reino. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite (10 ml) em fogo alto, adicione os filés e deixe dourar por aproximadamente 3 minutos. Depois, vire de lado e deixe dourar mais 2 minutos. Dica: não mexa nos filés enquanto sela, para que não grudem na frigideira e não desmanchem.

  4. Em um bowl pequeno, coloque a coalhada, 2 g de sal e um fio de azeite (10 ml). Misture bem para incorporar todos os ingredientes e reserve. Para fazer a salada mediterrânea, coloque o pepino, a erva doce, o tomate, o vinagre, um fio de azeite (10 ml), tempere com 2 g de sal, com o zaatar (aos pouco para adequar ao seu paladar) e misture bem. Incorpore os cubos de pão torrado no bowl da panzanella na hora de servir, para que não encharquem. Sirva a Merluza a panzanella ao lado. Faça um risco no prato com a coalhada e derrame a pasta de gergelim sobre a merluza. Se achar necessário, acerte o sal. Bom apetite.

Veja também

Nhoque à Bolonhesa com Pimenta Calabresa
Sushi Bowl com Kani, Abacate e Mix de Brotos
Tilápia em Crosta Cítrica com Batata Ao Forno e Brócolis Assados ao Alho e Tomilho