Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 139g (1/8 porção) Valor energético 264kcal=1105kj (13%VD); Carboidratos 16.96 (6%VD); Proteínas 9.49 (13%VD);Gorduras totais 17.18 (31%VD); Gorduras saturadas 2.43 (11%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.8 (3%VD); Sódio 369.01 (15%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

1056kcal=4418kj

Experimente novas aventuras gastronômicas com essa receita, que tem como destaque o pesto de jambu, uma erva típica da região norte do Brasil. Uma de suas principais características é a capacidade de tremelicar os lábios, ou seja, uma leve sensação de dormência ao paladar. Aproveite!

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Comece preaquecendo o forno a 180°C. Reserve um ramo de manjericão para decorar. Em um liquidificador ou mixer, coloque o azeite (reserve 1 colher de sopa para selar o peixe), as nozes, o manjericão desfolhado, o jambu, 1 sachê de sal e metade da pimenta preta, ou de acordo com o seu paladar. Triture bem e reserve.

  2. Tempere os filés de peixe com 4 sachês de sal e o restante da pimenta preta ou de acordo com o seu paladar. Em uma frigideira média, aqueça o azeite reservado em fogo alto. Sele os filés por 4 minutos, apenas para dourar, virando de lado na metade do tempo. Transfira-os para uma assadeira e asse por 10 minutos. DICA: quando for selar um peixe, deixe-o na frigideira quente por alguns minutos sem mexer, pois isso fará com que ele crie uma crosta mais firme para que você possa virá-lo sem quebrar.

  3. Coloque o arroz em uma panela, adicione o caldo de legumes, o leite de coco e 300 ml de água. DICA: depois de despejar o leite de coco, encha a garrafinha com a água para aproveitar o que ficou no fundo. Tempere com 4 sachês de sal e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo.

  4. O arroz deve ficar bem cremoso e com bastante caldo, portanto, se achar necessário coloque mais água. Ao final, prove e acerte o sal. Para a montagem, disponha o arroz em um prato - preferencialmente mais fundo - e sirva o peixe por cima dele. Regue a merluza com o pesto de jambu e decore com o coco em fita.

Veja também

Tortillas Integrais com Vegetais Tostados ao Molho de Páprica
Strogonoff de Carne Fit com Champignon e Fitas de Pepino
Nhoque de Beterraba ao Pesto com Medalhão Suíno