Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 180g (1/8 porção) Valor energético 287kcal=1200kj (14.%VD); Carboidratos 12.1 (4%VD); Proteínas 18.2 (24%VD);Gorduras totais 16.45 (30%VD); Gorduras saturadas 2.37 (11%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1 (4%VD); Sódio 765.59 (32%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1147kcal=4799kj

Esta receita traz uma combinação perfeita para você: o medalhão selado que você já deve conhecer recebeu uma generosa camada de cogumelo paris, feita com creme e queijo, para deixar o gratinado mais suculento e saboroso. A batata hasselback, além de divertida no seu preparo vai surpreender seu paladar. Confira!

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Antes de começar a sua receita, mantenha o creme de leite sob refrigeração. Coloque as batatas em uma panela, cubra com 3 dedos acima de água, tampe a panela e cozinhe em fogo alto por 20 minutos, contando a partir do momento em que acender o fogo. A batata deve ficar al dente, levemente firme no centro. Não deixe cozinhar muito para elas não se desfazerem na hora de cortar. Preaqueça o forno a 200°C. Corte o cogumelo em pedaços grosseiros de 2 cm. Corte o limão ao meio. Pique a cebolinha finamente. Corte o queijo em fatias finas e pequenas para depois usar para rechear as batatas.

  2. Tempere os medalhões com 4 sachês de sal e a pimenta preta a gosto. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite (1 colher de sopa) em fogo alto. Coloque os filés e sele rapidamente, apenas para dourar, cerca de 5 minutos, virando o lado na metade do tempo. Transfira os medalhões para uma assadeira e reserve. Na mesma frigideira, coloque mais 1 colher de sopa do azeite e refogue os cogumelos cortados por 2 minutos, até que fiquem murchos. Tempere-os com 1 sachê de sal e reserve em um recipiente para esfriar.

  3. Escorra a água das batatas e em seguida passe-as em água corrente para esfriar. Corte as batatas em fatias bem fininhas, fazendo com que o corte não chegue até o final, tomando cuidado para não dividi-las. O formato deve ficar parecido com uma sanfona.

  4. Coloque as batatas em uma assadeira, recheie com o queijo e com o bacon, alternando os pedaços entre os cortes. Regue com o restante do azeite, tempere com 3 sachês de sal e asse por aproximadamente 20 minutos, até que o queijo derreta e o bacon doure.

  5. Retire o creme de leite da geladeira e coloque-o em um recipiente. Com ajuda de um fouet ou batedor de arame, ou se preferir uma batedeira com globo, bata até que ele fique bem firme, como um chantili. Para checar a textura certa, basta levantar o fouet e contar 3 segundos, se o creme não escorrer, está pronto; se escorrer antes continue batendo. Dica: cuidado para não passar do ponto, pois poderá virar manteiga. Em seguida, divida esse creme em duas partes, colocando em recipientes separados. Em uma parte do creme batido, faça o sour cream, esprema algumas gotas do limão (a gosto) e tempere com 1 sachê de sal. Misture devagar e reserve.

  6. Na outra parte do creme batido, adicione a gema do ovo (descarte a clara) e misture delicadamente com uma colher. Acrescente o cogumelo (já frio), a cebolinha picada e metade do queijo parmesão. Tempere com 1 g de sal e mexa devagar para incorporar tudo. Coloque o creme de cogumelos por cima de cada filé, em seguida salpique o queijo parmesão sobre o creme e leve para assar por 10 minutos ou até gratinar. Sirva o medalhão com a batata ao lado. Coloque o sour cream sobre ou ao lado da batata e salpique a pimenta dedo-de-moça e a cebolinha picada por cima. Sirva e bom apetite!

Veja também

Lentilha com Shitake e Lascas de Mussarela
Escondidinho de Carne Seca com Aipim e Queijo Coalho Gratinado
Talharim de Espinafre com Iscas de Mignon ao Molho Roti e Champignon