Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 154g (1/8 porção) Valor energético 324kcal=1358kj (16%VD); Carboidratos 20.63 (7%VD); Proteínas 17.71 (24%VD);Gorduras totais 17.91 (33%VD); Gorduras saturadas 6.57 (30%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.07 (4%VD); Sódio 384.92 (16%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1298kcal=5433kj

A doçura da abóbora harmonizada com o excêntrico sabor do funghi secci traz para o paladar uma experiência incrível. Como toque especial, o chef acrescentou à receita um dos mais aromáticos azeites, o azeite trufado. Confira essa receita incrível acompanhada do delicioso filé mignon suíno preparado na manteiga de ervas.

Assine Agora
Joaocarlos Llobregat

Chef Joaocarlos Llobregat

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Corte a abóbora em pedaços menores de aproximadamente 2 cm. Coloque-a em uma panela média, adicione o caldo de legumes, 1lt de água e cozinhe em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem macias. Coloque o cogumelo funghi em um recipiente, cubra com 2 dedos acima de água e leve ao microondas por 2 minutos. Em seguida, escorra a água e corte sobre uma tábua em pedaços menores. Reserve.

  2. Em um bowl, adicione 2 un da manteiga, desfolhe metade do alecrim e do tomilho, 1 sachê de sal e misture bem com uma colher, até ficar semelhante à textura de pomada e reserve. Tempere os medalhões de filé mignon suíno com 4 sachês de sal, metade da pimenta em pó e o restante do alecrim (desfolhando-o).

  3. Em uma frigideira aqueça metade do azeite em fogo alto. Então, coloque os medalhões e sele rapidamente de 1 a 2 minutos cada lado, ou até dourar. Transfira-os para uma assadeira e coloque a manteiga de ervas sobre os medalhões, espalhando uma fina camada por toda a superfície (use a parte de trás de uma colher ou um pincel culinário). Leve ao forno e deixe-o assar por aproximadamente 15 minutos.

  4. Inicie o preparo do risoto: aqueça uma panela em fogo médio com o restante do azeite e refogue a cebola e o alho por 1 minuto. Coloque o arroz e misture bem para envolver os grãos, em seguida, coloque o vinho branco e misture até evaporar, mexendo sem parar. Adicione o cogumelo funghi, 1 concha do caldo (sem a abóbora) e continue misturando até secar. Repita esse processo até o arroz ficar al dente.

  5. Quando a abóbora estiver bem macia, adicione-as na panela do risoto com uma concha de caldo e misture bem, até que elas comecem desmanchar e se incorporar ao arroz. Em seguida, adicione o queijo parmesão ralado e misture até derretê-lo por completo. Tempere com 3 sachês de sal e o restante da pimenta preta moída, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo, coloque o restante da manteiga e o azeite trufado aos poucos (pois seu sabor é peculiar e forte), mexendo rapidamente, até ficar brilhante e cremoso. Reserve-o.

  6. Escolha um prato de sua preferência, coloque o risoto de um lado e o medalhão de filé mignon suíno do outro. Decore o prato com o restante do tomilho e pronto. Bom apetite!

Veja também

Frango Crocante e Couscous de Painço com Sementes de Abóbora e Girassol
Espaguete com Parma ao Molho de Parmesão na Cestinha
Mignon com Mandioca ao Molho Cremoso de Alho Poró