Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 829,5g (1/2 porção) Valor energético 960kcal=4015kJ (48%VD); Carboidratos 70g (23%VD); Proteínas 60g (80%VD);Gorduras totais 48g (87%VD); Gorduras saturadas 6g (27%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 4g (15%VD); Sódio 1648mg (69%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

960kcal=4015kJ

A doçura da abóbora harmonizada com o excêntrico sabor do funghi secci traz para o paladar uma experiência incrível. Como toque especial, o chef acrescentou à receita um dos mais aromáticos azeites, o azeite trufado. Confira essa receita incrível acompanhada do delicioso filé mignon suíno preparado na manteiga de ervas.

Assine Agora
Joãocarlos Llobregat

Chef Joãocarlos Llobregat

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 160° C. Em seguida, retire a casca das abóboras, corte em cubos bem pequenos e coloque-as em uma panela média. Cubra com água (4 dedos acima) e coloque-as para cozinhar (em fogo alto) até ficarem macias, em torno de 20 a 25 minutos. Em seguida, pegue uma panela média, coloque 200 ml de água (ou uma xícara) para esquentar. Ao levantar fervura, adicione o funghi secchi e deixe-o cozinhar por 5 minutos, ou até ficar macio. Desligue o fogo e reserve-o.

  2. Corte ao meio cada pedaço de mignon suíno, totalizando 4 medalhões. Depois, tempere-os com 4 g de sal, 1/2 das folhas de alecrim e 1 pitada de pimenta preta moída. Espalhe bem o tempero por todos os lados e deixe-os descansar por 10 minutos, para agregar sabor à carne. Em seguida, pegue uma vasilha pequena e adicione 2/3 da manteiga (20 g) em temperatura ambiente, adicione o restante das folhas de alecrim, 1 g de sal e 1/3 das folhas do tomilho (descarte os cabinhos). Com o auxílio de uma colher de sobremesa, misture bem até ficar semelhante à textura de pomada e reserve. Por fim, coe os cogumelos (descarte a água), corte-os em pedaços bem pequenos e reserve.

  3. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Depois de quente, adicione 1 fio de azeite (10 ml). Então, quando este estiver aquecido, coloque os medalhões e sele rapidamente de 1 a 2 minutos cada lado, ou até dourar. Transfira-os para uma assadeira e coloque sobre os medalhões a manteiga de ervas, preparada no passo anterior, espalhando uma fina camada por toda a superfície (use a parte de trás de uma colher ou um pincel culinário). Leve ao forno e deixe-o assar lentamente (a 160° C) até a hora de servir. Em seguida, na mesma panela que os cogumelos foram hidratados, coloque o caldo de legumes com 800 ml de água e deixe ferver em fogo alto.

  4. Inicie o preparo do risoto: aqueça uma panela média em fogo médio. Depois de quente, adicione um fio de azeite (10 ml) e coloque a cebola. Deixe-a refogar por 40 segundos e, em seguida, adicione o alho. Misture até dar uma leve dourada e adicione os cogumelos cortados. Adicione 2 g de sal e misture tudo por 1 minuto. Coloque o arroz e misture por mais 1 minuto. Adicione o vinho branco e misture até secar o líquido (é importante não parar de mexer o risoto). Coloque 1 concha de caldo de legumes e continue mexendo. Repita esse processo até o arroz ficar macio ou al dente, então coloque o fogo no mínimo.

  5. Verifique se as abóboras estão macias. Se sim, desligue o fogo, coe e transfira-as para a panela do risoto e finalize-o. Adicione uma concha de caldo e misture bem, até as abóboras começarem a se incorporar ao arroz. Em seguida, se achar necessário, coloque mais uma concha de caldo e adicione o queijo parmesão ralado. Misture até derretê-lo por completo. Ajuste o sabor com 2g de sal e 1 pitada de pimenta preta moída, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo, coloque o restante da manteiga e o azeite trufado aos poucos (pois seu gosto é bem forte), "batendo" ou misturando o arroz rapidamente, até ficar brilhante e cremoso. Reserve-o.

  6. Verifique o filé mignon suíno e, se estiver dourado, desligue o forno e reserve-o. Em seguida, escolha um prato de sua preferência, coloque o risoto em um dos lados e o medalhão de filé mignon suíno do outro. Decore o prato com o restante do tomilho e pronto. Bom apetite!

Veja também

Filé à Parmegiana com Mussarela e Arroz Branco
Rocambole de Massa Folhada de Calabresa com Abobrinha e Alface Roxa
Bisteca Suína com Trigo e Espinafre