Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 146g (1/8 porção) Valor energético 202kcal=845kj (10%VD); Carboidratos 13.16 (4%VD); Proteínas 10.59 (14.%VD);Gorduras totais 10.99 (20%VD); Gorduras saturadas 4.21 (19%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.13 (5%VD); Sódio 270.24 (11%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

807kcal=3379kj

Que tal experimentar o delicioso prato do Chef Mailson Silva, que o levou para a final no programa do SBT, Hell´s Kitchen? A receita é fácil de preparar e ao mesmo tempo é de surpreender qualquer paladar. Vale a pena tentar em casa! Confira o medalhão de alcatra em crosta de pistache, molho de vinho tinto e, de acompanhamento, um dos mais famosos pratos da culinária francesa, o Aligot; o purê que estica, preparado com batata e parmesão. Experimente!

Assine Agora
Mailson da Silva

Chef Mailson da Silva

Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Em seguida, descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos de 3 cm. Transfira os cubos de batata para uma panela, cubra com 3 dedos acima de água e deixe cozinhar em fogo alto até ficarem macias, de aproximadamente 15 a 20 minutos. Corte o queijo prato em finas fatias ou pique em cubos, como preferir.

  2. Para fazer a crosta de pistache, pegue uma vasilha ou um bowl pequeno, coloque 3 un da manteiga, 1 sachê de sal e o pistache triturado. Misture bem até ficar uma massa uniforme e reserve. DICA: se estiver muito quente o dia, coloque na geladeira.

  3. Tempere os dois lados dos medalhões com 4 sachês de sal e metade da pimenta preta. Em seguida, esquente uma frigideira antiaderente com metade do azeite. Depois de quente, sele os dois lados dos medalhões de 2 a 3 minutos, ou até ficarem dourados. Desligue o fogo e transfira-os para uma assadeira. Por cima de cada medalhão, distribua uma camada fina da pasta de pistache reservada. Leve ao forno e deixe de 10 a 15 minutos.

  4. Para fazer o molho, use a mesma frigideira que a carne foi selada, pois isso agregará mais sabor ao molho. Esquente a frigideira em fogo alto, coloque o vinho tinto, o ramo de tomilho e 10 ml de água. Com uma espátula de silicone, misture bem e raspe o fundo da frigideira para deglacear, cerca de 1 a 2 minutos. Em seguida, adicione 1 un da manteiga e misture até reduzir pela metade, ou formar um molho levemente espesso.

  5. Para fazer o Aligot, escorra a água da batata e descarte. Em seguida, bata os cubos de batata no mixer/liquidificador ou, se preferir, amasse com um garfo ainda quente. Transfira para a mesma panela, adicione o leite em pó diluído em 100 ml de água e misture bem em fogo médio até ficar bem quente. Em seguida, acrescente o queijo prato e mexa até derreter e virar um creme homogêneo e elástico, cerca de 2 a 4 minutos. Para finalizar o aligot, ajuste o sabor com 3 sachês de sal, o restante da pimenta preta moída, ou tempere de acordo com seu paladar.

  6. Na hora de servir, escolha um prato de acordo com a sua criatividade. Coloque o aligot no centro e, ao lado, o medalhão. Por cima desse, regue com o molho de vinho tinto e bom apetite!

Veja também

Fettuccine de pupunha com mignon suíno ao molho tailandês
Hambúrguer de Falafel e Couve-Flor ao Molho Tahine
Frango em Cubos ao Molho de Vinho Tinto com Brócolis e Mini Cenoura