Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 739g (1/2 porção) Valor energético 1072kcal=4484kJ (54%VD); Carboidratos 72g (24%VD); Proteínas 57g (77%VD);Gorduras totais 56g (102%VD); Gorduras saturadas 8g (35%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2g (7%VD); Sódio 1441mg (60%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1072kcal=4484kJ

A receita elaborada pela Chef Isabela Cordaro foi inspirada no paladar brasileiro, com um dos mais famosos ingredientes de origem e produção em Minas Gerais, o delicioso queijo Canastra. Experimente o medalhão de alcatra ao molho de cerveja aromatizado com ervas e especiarias, acompanhado do risoto de queijo canastra.

Assine Agora
Isabela Cordaro

Chef Isabela Cordaro

Mini Empório

Isabela Cordaro é chef proprietária do bistrô Miniempório. Cursou Pós-Graduação em História e Cultura da Gastronomia pelo Senac-SP e em Hautes Études du Goût pela Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França); fez Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e completou seus estudos no Le Cordon Bleu de Londres, onde morou quase dois anos e passou por restaurantes renomados como Brasserie Gérard. Em São Paulo, trabalhou no Café Journal, Valentina, Spago e no Santé13 em Brasília, e em 2013 abriu o Miniempório como uma loja virtual de produtos artesanais sob encomenda. O pequeno negócio cresceu e virou, além da loja física, uma cafeteria e bistrô com cardápio para almoço que muda todos os dias, em Pinheiros, SP.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180 C°. Em uma panela, coloque o caldo de legumes e adicione 800 ml de água. Aqueça em fogo alto até começar a ferver e abaixe para o mínimo. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento dos grãos do arroz. Caso seja necessário, adicione mais água.

  2. Em outra panela, derreta 1/4 da manteiga e refogue a cebola por 30 segundos. Adicione o arroz e mexa constantemente até que todos os grãos estejam bem envoltos na manteiga. Em seguida, acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Depois, com auxílio de uma concha adicione o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez, e continue mexendo até secar. Repita o processo até o arroz ficar al dente.

  3. Adicione o queijo serra da canastra e misture rapidamente até que derreta por completo. Se achar necessário, adicione mais 1 concha de caldo. Para finalizar, coloque 1/4 da manteiga e ajuste o sabor com 2 g de sal, ou de acordo com o seu paladar. Desligue o fogo e reserve na panela para não esfriar.

  4. Tempere os medalhões com 4 g de sal e a pimenta (ou de acordo com seu paladar). Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e sele os medalhões em torno de 4 minutos, ou até dourar. Transfira os filés para uma assadeira e espalhe sobre eles 1/4 da manteiga. Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos.

  5. Na mesma frigideira usada para selar a carne, faça o molho. Em fogo médio, coloque a cerveja, o ramo de tomilho, metade do alecrim e deixe reduzir pela metade, por aproximadamente 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula para extrair o sabor da carne da frigideira. Em seguida, coloque o amido de milho diluído em 50 ml de água e misture bem até engrossar. Para finalizar, adicione o restante da manteiga e misture bem até espessar levemente. Experimente e ajuste o sabor com 1 g de sal ou de acordo com seu paladar.

  6. Na hora de servir, pegue um prato de sua preferência, coloque o risoto de queijo canastra no centro e por cima o medalhão de alcatra. Regue o molho de cerveja e risque ao redor do prato. Decore o prato com o restante do alecrim e sirva.

Veja também

Filé Osvaldo Aranha com Tomatinho Confit e Batata Palha
Medalhão com Redução de Vinho e Aligot com Brie
Bisteca Suína com Trigo e Espinafre